HomeDestaque 1Guarda Municipal de Pedro Leopoldo intensifica fiscalização sobre cerol e linha chilena
Guarda-Municipal-de-Pedro-Leopoldo

Guarda Municipal de Pedro Leopoldo intensifica fiscalização sobre cerol e linha chilena

A Guarda Municipal de Pedro Leopoldo, em combate ao uso da linha chilena e do cerol, tem intensificado a fiscalização durante o período de férias escolares.

Leia também: Anjos do Bem levam amor e solidariedade a moradores de rua de Lagoa Santa e Vespasiano

Leia também: Confira a programação completa da Colônia de Férias do Colégio M2, unidades Lagoa Santa e Vespasiano

adm lagoa Santa
Empréstimos e seguros em Lagoa Santa é na ADM.

E na tarde de ontem (9/07), na Praça José Elias da Costa, bairro São José, dois jovens foram abordados. Com eles a Guarda encontrou um recipiente contendo pó de vidro (utilizado para fabricação do cerol); uma lata com 300 metros de linha chilena; carretel e três pipas que estavam ligadas à referida linha chilena.

O material foi apreendido e medidas educativas foram tomadas junto aos jovens.

dentista em lagoa santa
Estamos atrás da Igreja Matriz, no entorno da Praça do Liliu. Faça seu orçamento conosco, sem compromisso!
Defesa Civil de Pedro Leopoldo alerta

Com o período das férias escolares, aumenta o número de crianças, adolescentes e até adultos soltando pipas na cidade.

Uma brincadeira bem saudável e prazerosa, porém, que exige cuidados, considerando o hábito criminoso de alguns fazerem uso de materiais cortantes durante a prática lúdica.

Material apreendido com os jovens!

Com objetivo de prevenir acidentes com a utilização de cerol e linha chilena, a Defesa Civil de Pedro Leopoldo, juntamente com a Guarda Municipal, alerta pais e crianças, além de intensificar a fiscalização e também o trabalho de conscientização sobre os riscos provocados.

“Nosso objetivo é conscientizar sobre os riscos causados pelo uso de cerol e linhas cortantes. O nosso trabalho não é proibir a brincadeira, mas prevenir acidentes”, disse o Sargento Nobre, coordenador da Defesa Civil de Pedro Leopoldo.

Amparados pela Lei 3.393/2017, que proíbe empinar pipas e similares utilizando qualquer material cortante, a Defesa Civil e a Guardas Municipal já realizam ações preventivas e ostensivas para retirar das ruas materiais que colocam em risco à vida de crianças e adolescentes e, sobretudo, de motociclistas que são as vítimas mais frequentes neste tipo de acidente envolvendo linhas com cerol ou chilenas.

“Felizmente, não temos registros de acidentes graves envolvendo este tipo de acidente em Pedro Leopoldo. Mas nunca é demais alertar, conscientizar e punir quem faz a prática desses materiais que são proibidos”, reforçou o Coordenador da Defesa Civil.

Guarda Municipal de Pedro Leopoldo
Linha Chilena corta fio de alta tensão e bombeiros são acionados.

Além de alertar para os riscos quando são usados materiais cortantes ao empinar pipas, o coordenador da Defesa Civil também lembrou que outros acidentes podem ser evitados utilizando os espaços corretos para soltar pipa.

“É preciso ter cuidado ao soltar pipa em centros urbanos. Às vezes, as crianças saem correndo para pegar uma pipa e podem ser atropeladas. Também é preciso evitar lugares com postes de energia, que também podem causar acidentes”, lembrou Sargento Nobre.

Mc Locações Lagoa Santa
O melhor preço de Lagoa Santa em equipamentos para sua obra e aluguel de caçambas.

Cerol e Linha Chilena

O cerol é fabricado a partir de uma mistura de cola com pó de vidro que é altamente nocivo para a saúde. Já a linha chilena tem como componentes o pó de alumínio e quartzo moído, seu poder de corte é muito superior em relação ao cerol, fator que chamou a atenção e se espalhou rapidamente entre as pessoas quem têm o hábito de soltar pipas.

A linha chilena pode causar lesões graves, até mesmo levar à morte quando atingem o pescoço de uma pessoa, um grande perigo principalmente para motociclistas.

E apesar de sua comercialização e a do cerol serem proibidas, os dois podem ser encontrados facilmente em sites de vendas na internet ou até mesmo em comércios de alguns bairros. Por isso, é imprescindível fazer a denúncia de quem vende esses produtos para a polícia.

PMMG também tem intensificado a fiscalização sobre o uso de Linha Chilena.

Sanções

As sanções do Código Penal aplicadas para a pessoa que é flagrada usando cerol ou linha chilena são o parágrafo 6 do Artigo 129, que é lesão corporal culposa com pena de detenção de dois meses a um ano, e o artigo 132 que é a exposição ao perigo da saúde do outro com pena de detenção de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.

E, para os comerciantes, de acordo com o Artigo 278, quem fabrica, vende, expõe à venda, ou mantém em depósito produtos nocivos à saúde tem como pena a detenção, de um a três anos, e multa.

O telefone da Defesa Civil de Pedro Leopoldo é o 199 e o do Guarda Civil Municipal o 153.

Por Felipe Cruz

Compartilhar com:
Classifique este artigo
Sem Comentários

Comente

})(jQuery)