HomeDestaque 1Guarda Municipal de Pedro Leopoldo recebe armamento não letal
guarda municipal de Pedro Leopoldo2

Guarda Municipal de Pedro Leopoldo recebe armamento não letal

Dando continuidade ao processo de reestruturação da Guarda Municipal de Pedro Leopoldo, o Prefeito Marião (PSD) mantém seu compromisso de investimentos contínuos em segurança pública.

Leia também: Suspeito de furto em Colégio de Lagoa Santa é identificado e preso pela Polícia Civil

Leia também: Confira quem são os finalistas do Torneio da Amizade de Lagoa Santa 2019

Mc Locações Lagoa Santa
O melhor preço de Lagoa Santa em equipamentos para sua obra e aluguel de caçambas.

E no último dia 26, foram entregues aos agentes 15 kits de Spark, incluindo em cada um deles:

01 arma elétrica incapacitante;

01 coldre em polímero;

01 pen drive para baixar informações sobre uso da arma;

01 carregador com fonte de energia

05 cartuchos.

A Guarda Municipal de Pedro Leopoldo participou de treinamento junto a Guarda de Contagem. Além de armamento não letal, a guarda se prepara para portar arma de fogo. Confira a matéria.
Comandante da G.M, Girlane dos Santos, e o sec. de seg. pública, Coronel Alberto Luiz.

Além desse kit, a Guarda Municipal de Pedro Leopoldo recebeu cinco espargidores (spray) de pimenta médio e três espargidores de pimenta grande.

Os equipamentos só podem ser utilizados por profissionais da área de segurança pública, devidamente habilitados, capacitados e treinados.

adm lagoa Santa
Empréstimos e seguros em Lagoa Santa é na ADM.

A Guarda Municipal de Pedro Leopoldo realizou junto à Guarda Municipal de Contagem, referência em Minas, curso para manuseio dos equipamentos.

As Sparks são de uso diário, onde o armamento trará maior segurança ao agente que realiza o patrulhamento, tanto preventivo como ostensivo no município.

Já os Espargidores (sprays), são indicados para uso em eventos com grande público, normalmente para contenção de distúrbios civis, confusões e problemas de menor impacto ou gravidade, mas que pode se agravar se não houver intervenção imediata.

guarda municipal de Pedro Leopoldo3
Arma não letal, adquirida pela G.M de Pedro Leopoldo.

De acordo com Girlane dos Santos Costa, servidora de carreira e atual Comandante da Guarda Municipal de Pedro Leopoldo, os equipamentos recebidos são de fundamental importância para a execução dos trabalhos desenvolvidos.

“Além de serem grandes aliados na reação a uma possível injusta agressão ao agente ou a terceiros, são equipamentos tidos como ‘não letais’. Dessa forma, é possível aliar a proteção do agente da segurança Pública e do cidadão, com a proteção da vida do possível agressor. 

São equipamentos de fundamental relevância para o uso progressivo da força, que vai desde a simples presença do agente de segurança Pública (PM/Guarda Civil), até a utilização de força letal (arma de fogo). Lembrando que estes níveis de uso da força serão utilizados de acordo com o risco enfrentado pelo agente.

O objetivo é que a força utilizada seja proporcional ao nível de resistência oferecida. Portanto, os equipamentos serão de grande ajuda no dia a dia do trabalho do Guarda, que até então, não dispunha de nenhum equipamento para a realização do trabalho que é de extremo risco”, destacou.

dentista em lagoa santa
Estamos atrás da Igreja Matriz, no entorno da Praça do Liliu. Faça seu orçamento conosco, sem compromisso!

Pedro Leopoldo investe em segurança pública

A cidade de Pedro Leopoldo é uma das poucas do vetor norte que não deixam a segurança pública apenas nas “costas” do estado.

Lagoa Santa, por exemplo, com população equivalente a de PL, até hoje não possui Guarda Municipal, Guarda Escolar, Guarda Civil, Guarda Patrimonial ou, sequer, sistema olho vivo nos centros comerciais.

Em 2017 Marião implantou a secretaria de segurança pública, unificando serviços e gerando uma economia de quase R$ 500 mil/ano.

Por maior que seja o esforço dos Militares da 8ª Cia PM Ind, da 3ª Cia PM Ind, da Polícia Civil, ter a colaboração do município faz toda diferença no combate à criminalidade.

O efetivo da Guarda Municipal em Pedro Leopoldo é de 27 agentes, entre homens e mulheres, com dois carros, duas motos e três bicicletas.

O serviço é desenvolvido 24 horas por dia e o número de atendimento de urgência é o 153.

Por Felipe Cruz

Compartilhar com:
Classifique este artigo

Comente

})(jQuery)