HomeAgenda CulturalPressão de comerciantes e vereadores faz Prefeitura de Lagoa Santa recuar
mesas orla da lagoa

Pressão de comerciantes e vereadores faz Prefeitura de Lagoa Santa recuar

Após a união entre comerciantes, população e vereadores, a prefeitura de Lagoa Santa recuou da proibição de mesas e cadeiras na orla da Lagoa Central.

Leia também: Empresa “Tudo Bom” vai para Pedro Leopoldo e deve gerar quase 100 novos empregos

Leia também: Autor de tiros que atingiu criança e adolescente é preso em Vespasiano

Mc Locações Lagoa Santa
O melhor preço de Lagoa Santa em equipamentos para sua obra e aluguel de caçambas.

Na última terça feira, dois representantes dos comerciantes, July (Kampay) e Clóvis (Restaurante e Pizzaria do Clóvis), estiveram na reunião plenária da Câmara para pedir ajuda aos vereadores, e deu certo.

De antemão, o presidente da Câmara, vereador Leandro Cândido (PV), colocou o jurídico da Câmara à disposição dos comerciantes, além de pedir sensibilidade ao Executivo, pois vários empregos estavam em jogo.

Na quarta-feira (18), após uma reunião entre comerciantes, vereadores (Paulo da ADM e Carlos do Fórum) e o diretor de regulação urbana, Dalmar Morais, a medida foi revogada, e uma solução técnica e jurídica, mesmo que provisória, foi dada.

Na oportunidade, foi assinado um termo de ajustamento de conduta – TAC entre as partes.

dentista em lagoa santa
Estamos atrás da Igreja Matriz, no entorno da Praça do Liliu. Faça seu orçamento conosco, sem compromisso!

“Já estamos dando uma solução técnica e jurídica. Já há um projeto de construção de uma área apropriada, denominada “Gramado Gourmet”. Toda a Orla da Lagoa Central faz parte de um grande e audacioso projeto arquitetônico. 

Estamos assinando hoje um Termo de Ajustamento de Conduta, que provisoriamente liberará parte da calçada para o fim que não se destina, mas, reconhecemos a necessidade dos comerciantes ali instalados de terem condições de manterem seus negócios.

A calçada é via de trânsito e se destina a mobilidade urbana. Principalmente a da orla da Lagoa Central. Local democrático e de frequência de todos, de qualquer classe social ou raça.

Contudo, sabedores da necessidade de bem atender o turista e nossos moradores, nosso maior patrimônio natural vem sendo tratado com muito carinho, zelo e profissionalismo.

Temos um projeto completo, ‘Gramado Gourmet’, onde serão colocados mobiliários para fins de exploração comercial. É apenas um dos 12 pontos que estão sendo tratados, que farão parte do Circuito Turístico da Lagoa Central”.  

Esclareceu em nota Dalmar Moraes.

dalmar prefeitura Lagoa Santa
Diretor de regulação urbana, Dalmar Morais.

Agora existe uma área demarca onde os comerciantes poderão colocar as mesas e cadeiras.

Eles mesmos serão os “fiscais” uns dos outros, responsáveis também pela limpeza do local.

A proprietária do Kampai, Sra. July, agradeceu a todos os envolvidos:

“Sou Jully da Kampai. Comunico a todos, que prefeitura e comerciantes entraram em acordo neste dia, com relação à utilização do espaço público dos passeios em frente aos bares e restaurantes.

Esse acordo buscou ajudar os bares, mas teve como ponto crucial a garantia do espaço de circulação do pedestre, limpeza da área utilizada enfim, o bem estar do cidadão.

adm lagoa Santa
Empréstimos e seguros em Lagoa Santa é na ADM.

Agradecemos a Deus por estar presente em nossas vidas e guiar nossas ações todos os dias. Agradecemos ao vice-prefeito Breno por ouvir nossa demanda e torná-la possível de forma ética e justa.

À promotora Mirela por abraçar nossa causa e nos ajudar a firmar esse acordo sempre prezando pelo bem da comunidade. Aos vereadores de nossa Câmara Municipal pelo apoio pontual.

À ACE/CDL por nos prestar tantos esclarecimentos e fortalecer nossa demanda. Ao Sr. Dalmar da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, por nos acolher e se tornar canal de conversação e resolução de nossa demanda.

orla da lagoa central
Mesas e cadeiras voltaram no feriado do dia 20/06.

Aos cidadãos e amigos de nossa maravilhosa cidade que nos ajudaram a divulgar nossa causa. Agradecemos a todos. Agradecemos, principalmente, pelas opiniões, sugestões e críticas.

Pedimos nossas sinceras desculpas pelos transtornos que possamos ter causado. Tenham certeza de que vamos nos empenhar na solução dos problemas apontados.

Estamos juntos, como comerciantes, mas principalmente como cidadãos de Lagoa Santa para construir um futuro melhor para todos.

Mais uma vez, agradecemos ao vice prefeito Breno por trabalhar com a população e para o população. Sabemos o quanto árdua deve ser essa trajetória.

Obrigada a todos”.

july kampai lagoa santa
July, do Kampai Beer.

Prefeitura de Lagoa Santa apresenta projeto de Complexo Turístico na orla

Diante da polêmica, a Prefeitura de Lagoa Santa começou a divulgar imagens de um projeto de revitalização desse trecho da orla da lagoa onde se concentram os bares, chamado “Gramado Gourmet”.

O projeto foi desenvolvido por servidores da prefeitura e faz parte de um audacioso complexo turístico na orla da lagoa central.

Segundo fontes, o projeto deverá ser executado por empresas como medida compensatória de empreendimentos autorizados em Lagoa Santa.

Ainda não tem prazo definido para a realização dessa obra. Ao que tudo indica, deverá ser em 2020. 

Por Felipe Cruz

Compartilhar com:
Classifique este artigo
Comentários
  • Esqueceram de falar do lixo deixado por frequentadores desses bares e da feira.

    24 de junho de 2019
  • Nesse projeto inclui passagem arpopriada para cadeirante ou portador de alguma outra deficiência, vaga exclusivas para essas pessoas. É impossível um cadeirante percorrer a cidade pelo passeio pq há bairros ontem se tem 3 metros de passeio, noutro, um e em outro 50 cm . Qdo vão fazer um projeto para padronizar a largura dos passeios e exigir a pavimentação dos mesmos com assecibilidade para portadores de deficiência? Qdo vão realmente punir e cobrar o recuo de muros q estão tomando parte de passeios tornando até a passagem de um pedestre impossível? Qdo vão proibir essa plantas q ocupam os passeios e forçam os pedestres a transitar na rua colocando a vida em risco?
    Qdo vão estruturar essa cidade com saneamento básico em todos os bairros e voltar a atender as fossas q estão transbordando pq a cidade embora velha ainda caminha a passos muito lentos rumo ao desenvolvimento?
    E até qdo o povo vai continuar calado e de braços cruzados, vendo cachorros abandonados nas ruas aos montes , dinheiro público gasto numa praça e faltando material escolar e insumos básicos na área da saúde, sem falar da medição de uso continuo q nunca tem nas farmácias da prefeitura.

    26 de junho de 2019

Comente

})(jQuery)