HomeCidadesOAB Lagoa Santa comemora 12º aniversario com grandes conquistas para a advocacia – entrevista exclusiva com o presidente
oab lagoa santa dr wendell

OAB Lagoa Santa comemora 12º aniversario com grandes conquistas para a advocacia – entrevista exclusiva com o presidente

A 151ª Subseção da OAB de Lagoa Santa comemorou na última quinta-feira (17) seu 12º aniversario. Na oportunidade, a comemoração foi regada a muito conhecimento, com uma palestra do renomado advogado e professor Dr. Sérgio Rodrigues Leonardo, com o tema – Novos desafios da advocacia criminal.

Leia também: Cidade de Santa Luzia terá novos eleições para prefeito e vice no próximo dia 24 de junho

A palestra contou com a presença dos advogados da subseção de Lagoa Santa, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Belo Horizonte, além de membros da Comissão Estadual de Assuntos Carcerários, liderada pelo Dr. Fábio Piló. Autoridades de Lagoa Santa também se fizeram presentes, como a Dra. Sandra Sallete, Juíza da 1ª Vara e Dr. Adriano Cândido, ex-promotor da Vara da Infância e Juventude e atualmente, atuando como advogado.

Caçambas em Lagoa Santa

O evento aconteceu na Casa de Cultura e Lazer a OAB/LS, no bairro Joá. Na palestra assuntos relacionados à valorização da advocacia como um todo foram discutidos, além de aspectos relativos aos temas: prisão em 2ª instância, delação premiada e direito penal transacional.

Após a palestra, foi realizada uma confraternização para os advogados e autoridades presentes. Na oportunidade, o presidente da 151ª Subseção, Dr. Wendell Maciel, foi entrevistado pelo Vetor Norte Notícias, e falou sobre esse importante momento da advocacia mineira, além de conquistas e desafios da categoria.

Atual diretoria da OAB (5 primeiros nomes)

Dr. Wendell Maciel Ribeiro – Presidente;

Dr. Jeziel Rodrigues Cruz Júnior – Vice Presidente;

Dr. Viviane Bastos Mariano – Secretária Geral;

Dr. Daniela Barbosa Nogueira – Secretária Adjunta;

Dr. Darci Passos Orlandi – Tesoureira

Nome dos ex-presidentes da OAB/LS

Nossa jovem Subseção conta hoje com apenas um ex Presidente, no caso, Dr. Admilson Antônio de Moura.

dentista em lagoa santa

Agora também em Confins. Visite-nos!

Fatos importantes da sua gestão à frente a instituição;

O que se evidencia mais importante do que pura e simplesmente realizações materiais, é a garantia de melhores condições de trabalho e conforto para os advogados da cidade e em trânsito por aqui. Desta forma, destaco a reforma da sala da OAB no Fórum da cidade, ocasião em que o local recebeu mobiliário novo, uma nova sala de reunião e atendimento de clientes, além da instalação de computadores novos. 

Tais medidas garante o conforto não apenas do advogado, mas de seus clientes que, porventura, sejam atendidos no local. 

A manutenção e conservação dos espaços administrados pela subseção merecem destaque, pois visam zelar pela boa imagem da subseção, garantindo ainda serviços de digitalização e impressão e xerox para os advogados. 

Em outras áreas de interesse, destaco também para campanhas realizadas ao longo da gestão como as de combate ao câncer, vacinação de seus inscritos e o dia da saúde.

Buscamos realizar também conquistas no campo da coesão entre os advogados inscritos  com a realização de eventos e confraternizações ao longo do ano, incentivando e fomentando as práticas desportivas e uma melhor qualidade de vida dos advogados locais. 

Sua visão sobre a advocacia em Minas e em Lagoa Santa

Acredito que os advogados mineiros desempenham papel de verdadeiros heróis, perseverantes e resilientes frente a todas as adversidades. E a advocacia local não se difere muito do restante do Estado.

O que vejo é que, muito embora a existência de inúmeros problemas ligado à eficiência no TJMG, os advogados locais se mantem firmes e confiantes em suas atribuições tão essenciais à justiça. 

Relação da OAB com instituições – Executivo, Legislativo e Judiciário

A OAB, cumprindo com seu papel também social, atua sim junto ao Executivo, Legislativo e Judiciário, sempre com harmonia e respeito, em defesa do cumprimento das leis, fomentando o Estado Democrático de Direito, e sempre do lado do interesse do cidadão e em à diversidade e ao meio ambiente.

A Subseção integrou e integra a Comissão junto ao Executivo, como atualmente faz na Comissão para análise do Projeto de Lei que versa sobre o novo Plano Diretor e no Conselho Municipal da Cidade, discutindo o planejamento da cidade para o futuro, com melhores condições de vida para todos, além de acompanhar a atuação do Poder Legislativo, no que se refere à votação de matérias que atendam não apenas a classe, mas toda a população, como medida de garantir uma melhor ambiente e cidade para todos, pois acredito que construir uma cidade justa é o melhor caminho para a evolução social, que compreende todas as profissões, não apenas a advocacia. 

Por fim, mas não menos importante, a Subseção busca atuar com harmonia junto ao judiciário, incentivando boas práticas, sendo a voz dos advogados em defesa de suas prerrogativas, e em busca de uma amistosa convergência num mesmo sentido, Judiciário e Advocacia, que caminham lado a lado.  

A presença cada vez maior da mulher na advocacia

A presença de cada vez mais mulheres na advocacia vejo como algo natural, decorrente de uma sociedade que gradativamente vem se libertando de comportamentos discriminatórios passados, seja em relação ao sexo, gênero, raça ou religião.

Uma mensagem para os advogados

A mensagem que deixo para os colegas advogados é que continuem sendo instrumento essencial à justiça, parte integrante do pilar que sustenta a democracia; que atuem sempre no campo da ética, honestidade e transparência e sobretudo, orgulhem-se da profissão nobre que escolheram.

 

OAB Lagoa Santa 12º aniversário Dr. Wendell

Atento a grande importância do advogado para a sociedade, o Vetor Norte Notícias conversou com outro grande advogado sobre o evento, Dr. André Luiz Lima. “Um evento do quilate desse ocorrido em Lagoa Santa, com a Magna presença do Dr. Sergio Leonardo, comemora com brilhantismo o aniversário da Subseção. E um outro viés não poderia ser esquecido, é que o evento contempla um segmento fundamental, qual seja, a advocacia criminal! Nós criminalistas nos sentimos honrados com a magnitude do evento. Parabéns a todos os envolvidos”.

A ascensão da mulher advogada na cidade de Lagoa Santa é notória. Lideram grandes escritórios jurídicos e ocupam cargos de alto escalão na administração pública, como vemos a Procuradoria Jurídica do Município, liderada pela Dra. Juliana Pontes.

Para referendar essa posição de destaque “delas”, ouvimos algumas advogadas militantes com destaque no cenário jurídico da cidade e que também participam de importantes comissões da OAB, além de projetos sociais.

Oab Lagoa Santa8

Ouvimos a Dra. Daniela Barbosa, advogada militante na seara criminal e questões ligadas ao sistema carcerário. Ela também faz parte da diretoria da 151ª subseção da OAB/MG e Delegada Estadual de Prerrogativas da OAB. Sobre o aniversário da subseção, ela ponderou:

“o evento de aniversário da subseção, com a participação do notável criminalista Dr. Sérgio Leonardo, foi um marco para a advocacia criminal da nossa cidade, que clama pela união, valorização e respeito às prerrogativas dos advogados. Segundo a Constituição Federal, é indispensável à administração da justiça, ou seja, é o garantidor dos direitos dos cidadãos”.

A advogada afirmou ainda:

“a mulher advogada está cada vez mais atuante nas várias especialidades do direito, com firmeza, competência e segurança, de forma peculiar e com a dedicação que a profissão exige. Não há que se falar que a advocacia é uma profissão de homens ou que a mulher advogada possui algum entrave para exercer o seu mister, como por exemplo, lidar com ambientes “masculinizados”, como delegacias, pelotões militares ou presídios. Os princípios basilares do exercício profissional devem ser o respeito e autonomia funcional, em que cabe à cada advogada atuar de forma legal, ética, respeitosa e independente, não se submetendo a situações vexatórias ou abusivas. E caso ocorram violações de suas prerrogativas funcionais, a advogada não deve se amedrontar, ao contrário, deve buscar apoio da OAB, por meio de sua comissão de prerrogativas, evitando assim, a restrição ao exercício de sua profissão. Não há hierarquia entre juiz, promotor e advogado, bem como, entre advogado e demais autoridades, a relação deve se pautar pelo respeito e legalidade, de forma harmônica, mas nunca, de forma submissa que viole o exercício profissional. O advogado deve ser aguerrido na busca da defesa de seu cliente”.

Oab Lagoa Santa Dra. Daniela

Dra. Daniela Barbosa e seu filho Lucas ao centro. Ao lado do Dr. Wendell, Dra. Darci, uma referência na luta feminina na profissão.

A advogada citou como exemplo de mulher advogada a Dra. Darci Passos Orlandi, diretora-tesoureira da 151ª Subseção da OAB/MG e matriarca da advocacia criminal da cidade. Até 2014, Dra. Darci já havia realizado, em toda Minas Gerais, mais de 242 júris populares, sempre com elegância, maestria e competências peculiares. Dra. Darci é um símbolo de garra, competência e dedicação, e representa a mulher advogada. Segundo Dra. Daniela, “presenciar suas defesas no tribunal do júri é compreender que a justiça pode, efetivamente, ser alcançada!!!”

Conversamos também com a gentil advogada trabalhista, Dra. Fabiana Cristina de Paula Abreu. A jovem é ex-presidente da OAB Jovem e Delegada de Prerrogativas, ambas funções exercidas perante na 151ª Subseção da OAB/MG. Militante, Dra. Fabiana falou sobre as conquistas femininas na profissão.

“A ascensão da mulher no meio acadêmico e jurídico é visível. Em nossa Subseção, compomos grande parte das Comissões com muita garra e determinação. A participação feminina é de grande importância, em qualquer meio social, sendo de suma relevância no âmbito da Advocacia. Em meu exercício na Advocacia, prezo sempre a pacificação social e a segurança jurídica, de forma a garantir que os jurisdicionados sejam assistidos de forma digna, com transparência e seriedade”, destacou a advogada.

dra. fabiana lagoa santa

Dra. Fabiana é a primeira da esquerda para a direita. Ela faz parte do projeto Direito na Escola, promovendo palestras gratuitas nas escolas de Lagoa Santa.

Dra. Fabiana também faz avaliações sobre a carreira jurídica.

“Importante frisar que lidamos com problemas sociais todo o tempo, e por trás destes, existem vidas que precisam de nossa atuação, atenção e cuidado, para que tenham seus direitos respeitados, garantidos e solucionados. A carreira jurídica, especialmente na advocacia, é árdua, sendo a morosidade da justiça um grande empecilho, além das constantes mudanças sociais que repercutem em alterações na legislação e na nossa atuação, o que requer cada vez mais dedicação e estudo constante. E nesse sentido, a mulher é pioneira, já que se dedica ao que faz e está sempre em busca de especializações, conhecimento e atualidades, o que repercute em sua ascensão e conquista de objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais”.

Direito na Escola Lagoa Santa

Projeto Direito na Escola, realizado na E. M. Alberto Santos Dumont, no bairro Visão, em Lagoa Santa.

Por fim, Dra. Fabiana parabeniza sua subseção pelo aniversário e destaca:

“mas todo esforço é recompensado quando vemos o resultado do nosso trabalho, que como qualquer outro, precisa ser valorizado e respeitado, sobretudo, porque, sem Advogados e sem Advogadas, não há Justiça!!! Parabéns à nossa Subseção pelo 12º aniversário. A todos os colegas aqui inscritos e especialmente, a todas as colegas que lidam diariamente com a luta pela justiça, em uma jornada dupla de trabalho, fato ainda comum entre nós mulheres, seja qual for a profissão”.

Confira a galeria de fotos da palestra e das comemorações pelos 12 anos da 151ª subseção da OAB em Lagoa Santa. As fotos são de autoria da fotógrafa Lud Coelho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Parabéns a 151ª Subseção da OAB em Lagoa Santa. Obrigado aos advogados e advogadas que lutam por justiça diariamente e que ajudam a manter vivo nosso direito a liberdade de expressão.

Que a justiça seja ,verdadeira, justa, e que ela independa de sua classe social, cor ou religião!

Por Felipe Cruz

Formado em Jornalismo pelo Uni-BH, especializado em Marketing Político e Mídias Digitais. Ceo do Vetor Norte Notícias e diretor de conteúdo.
“Cerque-se de pessoas que querem ver você crescer!”

Contato: (31) 99659-0015

Fullys
Compartilhar com:
Classifique este artigo
Sem Comentários

Comente

})(jQuery)