HomeDestaque 1Moradores denunciam abandono de animais em Lagoa Santa
Cachorro em Lagoa Santa2

Moradores denunciam abandono de animais em Lagoa Santa

Uma prática criminosa e desumana tem assustado moradores do bairro Jardim Imperial, em Lagoa Santa. Um dos bairros mais valorizados da cidade tem se transformado em um “reduto” de cachorros abandonados.

Leia também: Câmara de Lagoa Santa passará a emitir Carteira de Identidade

Basta circular pelo bairro para ver grupos de cães vagando, sem destino. Em muitos casos, doentes e famintos, vítimas da irresponsabilidade humana e do descaso do poder público. Cavalos, bois e vacas também podem ser flagrados pelo bairro.

dentista em lagoa santa

Estamos atrás da Igreja Matriz, no entorno da Praça do Liliu. Faça seu orçamento conosco, sem compromisso!

A cidade não investe em políticas públicas que contemplem esses animais. Também não é visto a efetividade da Lei Estadual 21.970/2016, que determina:

“é responsabilidade da administração pública implementar ações que promovam a proteção, prevenção e a punição dos maus-tratos, assim como o controle populacional por meio da esterilização”.

Cachorro em Lagoa Santa

Cachorro fotografado na Av. Principal do bairro Jardim Imperial.

Por outro lado, boas iniciativas nascem do amor de voluntários por cães e gatos. Em Lagoa Santa, a referência é a Casa Abrigo e o Grupo de Apoio e Proteção aos Animais – Gapa.

A Casa Abrigo e o Gapa Lagoa Santa se destacam pela força do seu voluntariado e ações solidárias para arrecadar fundos para a castração gratuita e manutenção da Casa Abrigo.

 

Assista um vídeo sobre a situação dos cachorros abandonados no bairro Jardim Imperial, em Lagoa Santa:

Uma das voluntárias da Casa Abrigo falou sobre essa situação.

“Lagoa Santa, infelizmente, é rota do abandono, além da própria população  da cidade que se muda e deixa os cães para trás. Tem proprietário que não castra seus  animais  e depois descartam as ninhadas. 

Temos também a população que vai para a região da Serra do Cipó e jogam as caixas repletas se filhotes (é um dos motivos que a Vila Maria e o Campinho são recordistas de cães de rua), e o mais triste na maioria dos casos, animais maltratados”, destacou a voluntária”.

Gapa Lagoa Santa

Ela também falou sobre uma pesquisa, que estima a quantidade de animais abandonados em Lagoa Santa.

“Na realidade não existe um dado oficial. Existe um estudo onde fala que a média de cães nas ruas equivale a 10% ou 15% do número de animais domiciliados.

Então, o senso falou que Lagoa Santa tem, aproximadamente, 25.000 animais domiciliados (cães e gatos). Isso significa que devemos ter, aproximadamente, uns 3.000 animais de rua”, concluiu a fonte.

Mc Locações Lagoa Santa

O melhor preço de Lagoa Santa em equipamentos para sua obra e aluguel de caçambas.

Apoio dos vereadores

Em 2018, o vereador de Lagoa Santa, Fabiano Moreira (PSB), através de uma parceria com o deputado estadual Noraldino Júnior, trouxe para a cidade o Castramóvel.

Durante uma semana, mais de 60 castrações gratuitas em animais de Lagoa Santa (cães e gatos) foram realizadas.

Castramóvel lagoa santa

Castramóvel esteve em Lagoa Santa.

No dia 18/01, através de uma Emenda Parlamentar solicitada pelo vereador Paulo da ADM, a Prefeitura de Lagoa Santa firmou um convênio com o Gapa no valor de R$ 60 mil reais anual.

Esse recurso fará com que a entidade continue e amplie seu trabalho na proteção, castração e ações de conscientização.

“Todos os dias nos deparamos com novos cães no bairro. Tentamos minimizar seu sofrimento colocando um pouco de ração e água embaixo de uma árvore, mas isso não é o certo.

A prefeitura precisa por em prática políticas publicas para esses animais. A zoonoses precisa ser mais atuante e claro, o ser humano precisa ser mais humano e não abandonar nenhum animal na rua”, desabafou Sr. Souza, morador da Av. 6, no bairro Jardim Imperial, em Lagoa Santa.

gapa lagoa santa

Alguns moradores se solidarizam coma deprimente cena, e disponibilizam água e ração .

Animais em Lagoa Santa

No dia 8 de novembro de 2018 foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, entre o município de Lagoa Santa e o Ministério Público.

Ele versa sobre a implantação do Programa de Controle Populacional ético e humanitário de cães e gatos em área urbana de Lagoa Santa.

Nota da Prefeitura de Lagoa Santa

 

Em nota, a secretaria municipal de saúde, através do setor de zoonoses, esclareceu alguns pontos:

“O TAC se trata de um compromisso ampliado para todos os municípios do Vetor Norte.  Será um trabalho  integrado por meio de castração, resgate de animais em sofrimento, ações educativas de conscientização, proteção animal e posse responsável e campanhas de adoção.

Em 16 de janeiro de 2019 foi assinado um Termo de Colaboração entre a secretaria municipal de saúde e o Grupo de Apoio e Proteção aos Animais – GAPA.

Cachorro em Lagoa Santa2

Bairro Jardim Imperial, em Lagoa Santa.

O objetivo é realizar ações de castração, ações de resgate de animais em sofrimento, ações educativas de conscientização, proteção animal e posse responsável e ainda campanhas de adoção por toda cidade.

A Prefeitura de Lagoa Santa, através da secretaria municipal de saúde, está engajada nas ações e acompanhamento das Políticas Públicas propostas no I Seminário Municipal Sobre Saúde Animal”.

O telefone do setor de zoonoses da Prefeitura de Lagoa Santa é: 3688-1446.

Por Felipe Cruz

Formado em Jornalismo pelo Uni-BH, especializado em Marketing Político e Mídias Digitais. Ceo do Vetor Norte Notícias e diretor de conteúdo.
“Cerque-se de pessoas que querem ver você crescer!”

Contato: (31) 99659-0015

Compartilhar com:
Classifique este artigo

Comente

})(jQuery)