HomeDestaque 1Escola de Lagoa Santa realiza Gincana Cultural e promove viagem ao passado – #somostodosNiloMauricio
Escola de Lagoa Santa Nilo Maurício

Escola de Lagoa Santa realiza Gincana Cultural e promove viagem ao passado – #somostodosNiloMauricio

Amigos leitores, começo esse texto pedindo licença a vocês. Deixarei a imparcialidade que rege o jornalismo para fazer parte da história que vou contar. Trata-se de um momento muito especial que tive a oportunidade de vivenciar, a “Gincana das Décadas” da Escola de Lagoa Santa, Nilo Maurício.

Leia também: Lagoa Santa recebe documentário “Como matar um criminoso” com entrada franca

Os quase mil alunos da escola dos turnos manhã e tarde tiveram três dias inesquecíveis, de muita alegria, integração e principalmente, aprendizado. Alunos e professores foram divididos em equipes, e travaram uma disputa bastante acirrada.

Escola Estadual Nilo Maurício Lagoa Santa

Eles fizeram uma viagem ao túnel do tempo, “viveram” momentos incríveis entre às décadas de 20 e 90. Cada uma delas ficou responsável por apresentar um pedaço da nossa história.

Todo um contexto cultural, social, político e econômico das décadas foram estudados e apresentados. Quem nunca ouviu falar em Carmem Miranda? E sobre os Beatles? Michael Jackson te lembra alguém? Quem não se apaixonou pela Legião Urbana na década de 80? E os duros tempos da Ditadura Militar?

Escola Estadual Nilo Maurício Lagoa Santa

Líderes de torcida!!!

As roubas da década de 30, 40 e 50, quanta mudança para os dias atuais. Me senti em uma aula de história interativa, onde o leitor se transforma em personagem e entra numa na máquina do tempo.

Foram danças, desfiles, gritos de guerra, apresentações musicais, teatrais, pesquisa…Enfim, uma infinidade de atividades que agitaram toda a escola. As fotos que acompanham a matéria mostram um pouco da dedicação dos alunos e do corpo docente da escola.

Escola Estadual Nilo Maurício Lagoa Santa

Equipe preta fez bonito na gincana!

O resultado final é simbólico, pois o espírito de competição dos alunos estava em jogo. Mas todas as equipes e alunos saíram vencedores, e a premiação foi uma das “coisas” mais valiosas do mundo, o conhecimento.

Foram levados em consideração alguns critérios para a pontuação das equipes, como organização, apresentação, grito de guerra, caracterização, pesquisa e cumprimento dos prazos.

Classificação oficial: turno da manhã:

1º lugar – equipe verde (3º C; 2º C; 1º A) com 30.181 pontos;

2º lugar- equipe azul (3º A; 2º D; 1º C) com 30.049 pontos;

3º lugar – equipe vermelha (2º A; 1º E; 1º B) com 29.861 pontos e

4º lugar – equipe preta (3º B; 2º B; 1º D) com 29.666 pontos.

Classificação oficial: turno tarde;

1º lugar – equipe vermelha (6º A; 8º A; 9º A; 3º D) com 19.460 pontos;

2º lugar – equipe azul (7º B; 8º B; 1º G; 2º E) com 18.960 pontos;

3º lugar – equipe preta (6º B; 6º C; 7º A; 1º F; 2º F) com 18.460 pontos.

Escola Estadual Nilo Maurício Lagoa Santa

Equipe verde sagrou-se campeã da Gincana das Décadas.

A diretora da Escola Estadual Nilo Maurício, Nicia Hoelzle, ressaltou alguns aspectos importantes da Gincana das Décadas.

“É importante frisarmos alguns aspectos que foram explorados durante a gincana. Nosso objetivo como educadores é sempre estimular o desenvolvimento dos pilares da educação. Aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer. Aprender a ser, aprender a empreender e aprender a transcender. Promover a integração entre estudantes, professores e funcionários foi um dos pilares do trabalho. Desenvolver valores e exercitar a solidariedade, além de aspectos culturais, lúdicos e sociais nos encheu de orgulho de cada um dos envolvidos. Todos estão de parabéns pela dedicação, estou muito orgulhosa de todo corpo docente e principalmente, dos alunos”, destacou Nícia.

Escola Estadual Nilo Maurício Lagoa Santa

Comissão julgadora formada por educadores da escola.

Na oportunidade, parabenizo também todos os envolvidos nesse belíssimo projeto. Parabéns estudantes,professores, funcionários, educadores e colaboradores. Também, destaco o Governo de Minas, que tem investido muito na educação do estado, e está fazendo uma grande obra de ampliação da Escola de Lagoa Santa, Nilo Maurício.

Sem sombra de dúvidas, esses dias jamais serão esquecidos. No momento em que a esperança no futuro do país está cada vez menor, momento como os vividos durante a Gincana das Décadas, são o combustível de que precisamos para voltar a acreditar no país, na cidade e no estado.

Continuem trilhando seu caminho ancorados na educação! E que essa iniciativa sirva de exemplo para mais escolas do Vetor Norte, pois bons exemplos devem sim ser seguidos.

#somostodosumasoequipe #somostodosNiloMaurício

Confira abaixo mais fotos da Gincana das Décadas da Escola Estadual Nilo Maurício.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por Felipe Cruz

Caçambas em Lagoa Santa

dentista em lagoa santa

Agora também em Confins. Visite-nos!

Compartilhar com:
Classifique este artigo
Comentários

Comente

})(jQuery)