HomeDestaque 1Árvore Símbolo da Praça Dr. Lund, em Lagoa Santa, é completamente podada e população cobra explicação
Praça Dr. Lund Lagoa Santa

Árvore Símbolo da Praça Dr. Lund, em Lagoa Santa, é completamente podada e população cobra explicação

Quem nunca se impressionou com essa árvore na Praça Dr. Lund, em Lagoa Santa? Os mais experientes afirmam que ela é quase centenária. Outros dizem que ela foi plantanda por Peter Lund.

Sua idade, quem a plantou, fica em segundo plano. O que devemos tratar é o por quê ela foi completamente podada pela Prefeitura de Lagoa Santa. Ela era a árvore símbolo da Praça Dr. Lund, principal praça de Lagoa Santa, onde fica a Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde e a Escola Municipal Dr. Lund.

Leia também: Jogo Beneficente alegra o Natal de dezenas de crianças do bairro Santos Dumont

Praça Dr. Lund árvore

Foto de março/2017 – Google.

A árvore é da espécie Ficus, que pertence à família das moráceas, a mesma da amora, figo, fruta-pão. Árvore nativa do sul e do sudeste da Ásia e alcança mais de 30 metros de altura e 40 metros de diâmetro.  

Ela era dona de uma imponente sombra que cobria grande parte da praça, além dos comércios ao seu redor. Mas agora, o que resta é apenas seu tronco e nada mais. Um especialista ouvido pelo VNN afirmou que a árvore está doente, mas não corria o risco de desabar. Apenas seus galhas precisariam de cuidados.

Praça Dr. Lund Lagoa Santa

Antes e depois da poda. Foto: Magali Batista e Google.

Ele ainda afirmou que para ter todo esse tamanho, esse Ficus teria, no mínimo, 50 anos de vida. E conforme apurado, a Prefeitura de Lagoa Santa, através da diretoria de meio ambiente, realizou a poda visando a segurança e o resgate da árvore.

Vale ressaltar que recentemente um grande galho caiu sobre um carro estacionado próximo ao local. Ainda segundo o especialista, para voltar a dar folhas, o tempo médio será de 5 a 10 anos, caso ela receba tratamento adequado.

A população não gostou nada nada, ainda mais nessa onda de calor. Mas entenderá que foi preciso “matar para viver”!

Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano enviaram fotos da poda da árvore na Praça Dr. Lund, confirmando que ela está condenada. Confira na galeria.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por Felipe Cruz

Caçambas em Lagoa Santa

dentista em lagoa santa

Agora também em Confins. Visite-nos!

Compartilhar com:
Classifique este artigo
Comentários
  • Passei ontem pela praca é fiquei indignada ao ver funcionários da prefeitura de Lagoa Santa cortando a árvore.
    Confesso que fiquei triste,
    Sem saber o porque daquela insanidade.
    Tenho 53 anos e me lembro que desde muito pequena ia com minha mãe passear na praça.
    E a árvore já estava lá , linda e frondosa.
    Espero que tenha um motivo bastante grave
    Para terem feito isso com ela.

    👎👎👎👎👎👎👎👎

    27 de dezembro de 2017
  • Colocaram fotos apenas dos galhos doentes, mas vários estavam perfeitos, inclusive em uma das imagens dá pra ver na lateral esquerda pedaços de tronco sadios. Muito drástica a solução encontrada. Tudo que era antigo e que contava a história da cidade aos poucos está sendo substituído por prédios e construções, muito triste.

    29 de dezembro de 2017
  • Algum biólogo viu a necessidade de cortar? Vamos cortar os salários de prefeito, vereadores pela metade, tanta coisa mais importante, cortar uma árvore linda, que é necessário no calor pra dá sombra, deixar nossa praça que já está horrorosa um pouco mais alegre, pois no Natal não teve nem um vaga-lume pra dizer que a prefeitura colocou, pelo amor de Deus!

    29 de dezembro de 2017
  • A praça que já é feia f ficou mais ainda e assombrosa com essa arvore podada. Parece aquelas arvores que andam no filme Senhor Dos Anéis.

    5 de março de 2019

Comente

})(jQuery)