HomeColunistasSaúde e Bem EstarColuna saúde e bem-estar – Excessos de final de ano? E sua saúde como fica?
Camila Barros

Coluna saúde e bem-estar – Excessos de final de ano? E sua saúde como fica?

Fim de ano é sinônimo de encontros, festas, das tradicionais ceias e claro, muita comida!

Como manter a dieta e resistir às inúmeras tentações, é o grande dilema de todos que se preocupam em manter uma dieta saudável e cuidar da boa forma do corpo. Estudos recentes demonstram que o organismo lida bem com algum exagero, eventualmente, mas, caso se tornem frequentes os excessos, isso pode gerar acúmulo de gordura.

Leia também: Você sabe o que é Alienação Parental? Confira a coluna Direito na Prática com a Dra. Débora Marques

Como a maioria dos pratos típicos são gordurosos e calóricos (panetones, rabanada, pernil, farofa) a digestão tende a ser mais lenta, dando a sensação de mal-estar gástrico e inchaço. Mas muitos alimentos característicos do período são saudáveis e podem ser substituídos por pratos mais calóricos. As carnes natalinas como frango e bacalhau, se preparadas sem gordura, podem ser opções leves e saborosas.

Coluna Saúde e bem-estar

E ai, exagerou?

Para evitar ganho de peso nesta época não é necessário deixar de comer, mas sim priorizar alguns alimentos, consumi-los em quantidade moderada e não deixar de lado a prática de atividade física. Importantíssimo neste período, manter a regularidade da atividade física, não deixando de frequentar a academia ou praticar um esporte de sua preferência.

Se estiver em viagem, na praia, por exemplo, faça caminhadas em ritmo moderado a intenso, por pelo menos 30 minutos. É interessante também, caso a pessoa queira, levar alguns acessórios, para auxiliar nos exercícios, como corda de pular ou elástico, ambos ajudam a se exercitar e não ocupam lugar na mala da viagem.

No mais, é relaxar, mantendo o equilíbrio e sempre fazer alguma atividade física diária, para que não aconteça o acúmulo de gorduras. Caso seja sedentário, aproveite o início de um novo ano, para mudar o seu estilo de vida, tendo uma alimentação mais saudável, comendo de forma consciente, desejando ter mais qualidade de vida. Diga não ao sedentarismo, escolha uma atividade física que você goste e pratique, exercite-se.

Coluna Saúde e bem-estar

Mantenha os exercícios nessa época do ano regularmente e comece o ano com o pé direito e a saúde em dia.

Feliz 2018, com muita saúde e atividade física na vida de todos!

Compartilhar com:
Classifique este artigo

Comente

})(jQuery)