HomeColunistasDe olho nos preçosDicas para economizar em 2018 – Coluna de Paty Fonseca

Dicas para economizar em 2018 – Coluna de Paty Fonseca

Onde você pode enxugar custos e analisar a real necessidade de determinado produto ou serviço. Vamos poupar?

Olá, consumidores conscientes!

Se você, assim como eu, não foi um dos ganhadores da MEGA-SENA DA VIRADA aperte o cinto e tenha coragem para enfrentar todas as contas do novo ano!

Defina seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Isso o ajudará nas decisões antes de gastar seu tão suado dindim. Cada valor economizado o aproxima da sua meta.

Pense quais comportamentos você pode manter ou precisa mudar para engordar sua poupança. Cuidado com as “facilidades” de pagamento que o mercado apresenta! Não se deixe enganar! Podem ser apenas propostas para você se endividar.

Aqui vão alguns pontos a serem analisados para o consumo consciente e para o bem da sua saúde financeira. Vamos economizar em 2018?

ECONOMIA 2018

– Se você decididamente quer comprar alguma coisa, então coloque no seu orçamento esse desejo e economize dinheiro para, mais para frente, comprá-lo. O pagamento á vista geralmente é bem mais vantajoso.

– Tente eliminar gastos corriqueiros. Na nossa rotina, há milhares de gastos para os quais, muitas vezes, não damos muita atenção. Este é o caso do almoço em restaurantes, lanches e cafés da tarde ou mesmo assinaturas de coisas que não usamos ou lemos. Você precisa mesmo lanchar fora todos os dias?

Você pode levar um suco, um biscoito de casa, às vezes? No nosso dia a dia acabamos tomando várias decisões e sempre pensamos apenas no gasto unitário. Considere quanto pequenas economias podem lhe render em períodos maiores, semanalmente, mensalmente, anualmente ou até mesmo em décadas.

– Estabeleça um limite para os gastos com balada e restaurante.

ECONOMIA 2018

– Você precisa de um superpacote de TV por assinatura? Ou paga por ele e assiste sempre os mesmos canais?

– Você paga anuidade de cartão de crédito? Se paga deve negociar para abaixar a tarifa, com o grande objetivo de zerá-la.

– Utilize os pontos do cartão de crédito. Veja no clube de fidelidade as opções de resgate que você tem. Geralmente, milhas aéreas, jantares, descontos ou diárias em hotéis, aluguel de carros e mais uma série de objetos, eletrônicos e opções de lazer.

– É válido observar as tarifas bancárias que você anda pagando, mensalidade para manter sua conta corrente, quanto custa para você sacar e fazer transferências por DOC e TED etc.

– Cheque especial é dívida, assim como pagar o mínimo da sua fatura de cartão de crédito, com taxa média de 13% ao mês. Não conte com esses artifícios que só prejudicarão suas finanças.

– Pesquise o preço antes de comprar. A internet é uma grande aliada nesse quesito. Tendo noção do preço de mercado você pode até pechinchar.

– Aproveite os grupos de “desapego” e negócios nas mídias eletrônicas que facilitam a nossa vida. Faça bons negócios com o que você não usa mais e que pode ter valor para outra pessoa.

– Você precisa de um carro 0Km parcelado em 48 vezes ou pode ter um usado que você consiga pagar? Parcelamento é dívida!

– Anote em uma planilha TODOS seus gastos fixos mensais! Assim você saberá quanto lhe sobra por mês. Multiplique esse valor por 12 e saberá quanto é possível economizar por ano. Com esse montante você poderá analisar quanto pode abrir mão para gastos supérfluos, que não deixarão de viabilizar seu sonho, ou planejamento.

– Desenvolva o hábito de dar valor às pequenas coisas!

Aproveite essa época para observar e planejar com cuidado sua vida financeira em 2018. Esbanje alegria e não dinheiro! Vamos juntos! Fique sempre “de olhos nos preços”!

 

Compartilhar com:
Classifique este artigo
Comentários

Comente

})(jQuery)