HomeColunistasDe olho nos preçosConsumo Inteligente – Coluna de Paty Fonseca
Consumo inteligente

Consumo Inteligente – Coluna de Paty Fonseca

Prezado leitor, para estrear nossa coluna “Consumo Inteligente” e considerando o período que vivemos, resolvi escrever para você sobre um tema que interessa a todos que têm filhos na escola: a TEMIDA compra do material escolar.

E, sim, o adjetivo está correto, temida, porque definitivamente não é uma compra que nos relaxa e dá prazer, não é mesmo? Trata-se de um gasto obrigatório em uma época já repleta de tantos outros desembolsos inevitáveis: Natal, reveillon, férias escolares, IPTU, IPVA. Ufa, são muitos! 

Leia também: No Natal das Lojas ChegaMais, você concorre a R$ 150 em vale-compras, saiba como participar

A pesquisa de preço é mandatória. Levantamento da empresa de pesquisa e comparação de preço MERCADO MINEIRO mostra que mesmos produtos em 2017, chegaram a ter diferença de até 610% no valor, conforme a papelaria. Além disso, ano após ano a lista vem ficando mais salgada.

Material Escolar em Lagoa Santa

Mas, calma! A boa notícia é que temos algumas estratégias, para diminuir, consideravelmente, o montante a ser gasto com o tão necessário material escolar. Lembra do antigo e bom ditado “ a união faz a força”? Pois é, uma boa saída é participar das compras em grupo.

Vale juntar os pais dos colegas de turma do seu filho, os vizinhos, os parentes, qualquer pessoa que também precise comprar esses produtos. Enfim, o importante é aumentar o volume das compras para que as papelarias tenham interesse em dar um “descontinho” e melhores condições de pagamento. Agora, o melhor mesmo é participar de grupos já prontos, que já têm vários membros. Hoje em dia, o aplicativo whatsApp facilita muito nossa conexão com pessoas que nem conhecemos em prol de um objetivo comum, no nosso caso por ora, redução de custo.

Aqui em Lagoa Santa e região já temos um grupo de whatsApp. Além de conseguir descontos para seus membros, ajuda nas indicações de prestadores de serviços, de onde comprar alguns produtos específicos. Ou seja, um mutirão de  moradores de uma mesma região que se ajudam de várias formas, mesmo sem se conhecerem. Entre na lista de compra de um grupo e garanta descontos e boas condições de pagamento! 

Material Escolar em Lagoa Santa

Outra opção é o bazar de livros usados. Uma cultura que podemos desenvolver cada vez mais, a exemplo dos países europeus. Ensinemos nossos filhos que livro deve sempre ser tratado com carinho. No próximo ano outra criança poderá se beneficiar de um livro em bom estado de conservação. Isso é bom economicamente e também ecologicamente. Por que não? Seu filho ficará feliz em saber que estará ajudando na economia familiar, trazendo a possibilidade de vender seu livro. E, com certeza, guardará esse ensinamento para o resto da vida.

Além disso, podemos dar preferência aos produtos de melhor custo benefício. E quando você quiser fazer um mimo para seu filho e comprar aquele material do personagem que ele tanto gosta, a ordem é: pesquise o preço! Certamente você conseguirá achar o que você quer a um preço justo.

Fica a dica “de olho no preço”!

Graduada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com experiência em logística de internacional e gestão administrativa. Idealizadora e administradora do grupo MakeNegócios, com suas centenas de membros divididos em 8 grupos de WhatsApp.

Fullys
Compartilhar com:
Classifique este artigo
Comentários

Comente