HomeBelo HorizonteSuposto “Bota Fora” é interditado na Av. Integração, em Lagoa Santa
bota fora lagoa santa

Suposto “Bota Fora” é interditado na Av. Integração, em Lagoa Santa

Após uma grande mobilização de moradores da região do bairro Sobradinho, de diversos condomínios e demais áreas residenciais, um local de descarte de materiais da construção civil, popularmente conhecido como “Bota Fora”, foi interditado pela Prefeitura de Lagoa Santa.

Leia também: Brasil celebra 35 anos de sua redemocratização; confira o artigo

Leia também: Trio suspeito de homicídio em Jaboticatubas é preso

dentista em lagoa santa
Estamos atrás da Igreja Matriz, no entorno da Praça do Liliu. Faça seu orçamento conosco, sem compromisso!

Na verdade, tratava-se de um empreendimento que ocupava uma área de aproximadamente de 8.000 m2.

Sua finalidade comercial era “transbordo e triagem de resíduos”, mas que operou, por mais de 6 meses, sem sequer possuir alvará de funcionamento, segundo a Prefeitura. 

Localizado na Av. Integração, em Lagoa Santa, o local estava “assustador” aos olhos de quem morava ou trafegava nas imediações.
Imagem aérea do local. Ao fundo, um condomínio residencial que já existia antes do empreendimento ser instaldo.

O armazenamento dos resíduos, que pela finalidade do empreendimento deveria ser transitória, formou durante o tempo da operação, de forma totalmente irregular, um gigantesco aterro na área instalada.

Depois, com o passar dos dias, uma enorme montanha de entulhos, de toda natureza, que ofuscava a visão das belas paisagens naturais circundantes, além de exalar mau cheiro.

Ainda, em razão da instalação do empreendimento, houve grande supressão de área com vegetação nativa. Mas essa supressão foi autorizada pela Prefeitura e o CODEMA, em razão da concessão do licenciamento ambiental.

bota fora em Lagoa Santa 6
Imagem aérea do local.

Os impactos à região eram enormes. Na circulação viária, por exemplo, o impacto no trânsito era “pesado”.

O intenso trânsito de caminhões caçamba, que chegavam a transportar mais de 180 toneladas de entulhos por dia, colocando em risco pessoas e outros veículo quando utilizavam a subida do bairro Sobradinho.

Diante desse cenário, os moradores dos Condomínios Caminhos do Sol e Trilhas do Sol procuraram o presidente da Câmara, vereador Leandro Cândido, que foi ao Trilhas do Sol e ouviu os moradores.

bota fora em Lagoa Santa 4
Impactos ambientais foram apresentados durante reunião na Câmara.

Posteriormente, através de um representante, o morador Cláudio Hipólito, foi apresentado durante uma Reunião Plenária na Câmara Municipal os fatos que evidenciaram o prejuízo à região ao vice-prefeito e secretário municipal de desenvolvimento urbano, Breno Salomão, e a diretora de meio ambiente, Jussara Viana.

Dentre os pontos apresentados estavam:  

poluição do ar, sonora, visual, do solo, impacto na saúde da população e no trânsito, além da evidente desvalorização dos imóveis da região.

Confira o vídeo:

Vídeo descreve com detalhes os questionamentos apresentados pelos moradores da região.

Cláudio ainda apresentou a Lei sobre o Plano Diretor, que discorre sobre empreendimentos de impacto.

Segundo o orador, esse empreendimento não poderia estar instalado no local, pois seria improvável que os estudos de impacto e circulação, condicionantes à liberação do alvará, conforme determina o Plano Diretor, se corretamente elaborados, não poderiam concluir favoravelmente ao funcionamento do empreendimento.

“é um empreendimento de impacto, por provocar alterações sensíveis na estrutura urbana, alterando os padrões funcionais e urbanísticos da vizinhança e do espaço natural circundante”.

Vice-prefeito e diretora de meio ambiente participaram da reunião.

Então, após a criação de uma comissão formada por moradores da região e vereadores, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano interditou o local, alegando falta de documentação para exercer tal atividade.

Em 2019 foram identificados, pelos moradores, eventos de queima de entulhos na área do empreendimento, em especial, um grande incêndio, o qual, segundo proprietário, foi criminoso.

Esse incêndio assustou os moradores da região e pôde ser visto por quase toda cidade.

bota fora lagoa santa 2
Imagem feita por nossa equipe do bairro Vale dos Sonhos.

No período chuvoso é a dengue a preocupação dos moradores. Mesmo interditado, ainda é possível ver as montanhas de entulhos no local, propícios ao desenvolvimento de focos do mosquito da dengue.

Os moradores estimam que estejam armazenadas na área mais de 15 mil toneladas de entulhos.

Esses resíduos, conforme notificação (de dezembro/2019), emitida pela Prefeitura contra o proprietário do empreendimento, deveriam ser removidos imediatamente do local.

  • Adm Lagoa Santa
  • Mc Locações Lagoa Santa

Agradecimento

Nós do Vetor Norte Notícias agradecemos enormemente os moradores do Condomínio Trilhas do Sol que encaminharam à Câmara de Lagoa Santa um ofício de agradecimento por nossa atuação no caso.

Mais uma vez cumprimos nosso dever como imprensa, de dar voz ao cidadão! Estaremos atentos e aguardando o desenrolar final desse imbróglio!

Jornalismo que não incomoda é assessoria de imprensa!

Por Felipe Cruz, com colaboração de Cláudio Hipólito.

Compartilhar com:
Classifique este artigo

Comente

})(jQuery)