HomeLagoa SantaLei da Transparência! Vereador Artileu propõe fim do Voto Secreto
Lei da Transparencia! Vereador de Lagoa Santa propõe fim do Voto Secreto Uma das “caras novas” da Câmara Municipal de Lagoa Santa, vereador Artileu Bonfim (SD), do Jovem Aprendiz, já mostrou a que veio. Já no segundo dia de inicio do ano legislativo, ele protocolou seu primeiro projeto na Câmara, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 12/2017, batizado de “Lei do Voto Aberto”

Lei da Transparência! Vereador Artileu propõe fim do Voto Secreto

Uma das “caras novas” da Câmara Municipal de Lagoa Santa, vereador Artileu Bonfim (SD), do Jovem Aprendiz, já mostrou a que veio. Já no segundo dia de inicio do ano legislativo, ele protocolou seu primeiro projeto na Câmara, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 12/2017, batizado de “Lei do Voto Aberto”.

Publicidade

Ônibus pega fogo em frente a Santa Casa [Assista ao vídeo]

Muito ligado a juventude e ao terceiro setor (ongs), Artileu levou para a Câmara o desejo de mudanças da população, a esperança de uma  juventude abandonada e desesperançosa com a política. A “Lei do Voto Aberto” vai ao encontro dos anseios populares, que exige transparência de seus representantes e não aceita mais servir de fantoche na mão de políticos.

“Esse projeto de lei acaba com todos os votos secretos dentro da Câmara. Quero elevar o nível da politica em Lagoa Santa. Eu convido todos os eleitores a acompanhar a tramitação desse projeto até ele ser aprovado.

Todos os cidadãos ganharão com isso. Estou muito feliz, esse é meu primeiro projeto de lei, que é uma promessa de campanha, de transparência e prestação de contas do mandato. ”, destaca o vereador Artileu.

Atualmente, a Câmara de Lagoa Santa ainda utiliza a votação secreta em alguns projetos de lei, como:

Perda de mandato de vereador;

 Eleição de Mesa Diretora;

Nomes de ruas;

Emendas a lei orgânica;

Títulos de cidadania honorária;

Vetos do Executivo.

Em Belo Horizonte, o fim do voto secreto já existe desde 2012. Mas lá o projeto sofreu resistências e foi “empurrado” durante cinco meses, até sua aprovação no dia 3 de julho. Em Lagoa Santa, o projeto tramita desde o dia 02 de fevereiro, e tem o prazo de, até, 60 dias para sua aprovação ou veto.

Lagoa Santa poderá fazer historia, sendo a primeira cidade do Vetor Norte a abolir o voto secreto nas sessões da Câmara. A cidade já fez história em 2011, sendo a primeira do Vetor Norte a fazer a transmissão ao vivo, via web, das reuniões plenárias.

A TV Web foi implantada na gestão do ex-vereador Joaquim Rufino.

Vamos acompanhar a tramitação desse projeto!

Por Felipe Cruz 

Fullys
Compartilhar com:
Classifique este artigo

Formado em Jornalismo pelo Uni-BH, especializado em Marketing Político e Mídias Digitais. Ceo do Vetor Norte Notícias e editor-chefe do Portal. "Acredite nos seus sonhos e vá em busca de realizá-lo". Obrigado pela confiança no Vetor Norte Notícias! Faça contato conosco - 3681-6467.

jrfelipecruz@gmail.com

Comentários
  • ENQUANTO ISSO OS “VEREADORES” REELEITOS ESTÃO AI SEM FAZER P******* PAARBÉNS AOS NOVOS VEREADORES ESPERO QUE NÃO FIQUEM COMO ESSA VELHAS RAPOSAS!!

    É SÓ ENTRAR NO PORTAL DA TRANSPARENCIA E OLHAR O VEREADOR JUNINHO POR EXEMPLO GASTOU MAIS 30 MIL!!!!!!!!!! EM 2016 COM DIARIAS EM ” EM VIAJENS PARA CURSOS”

    TA UMA BOA REPORTAGEM PARA O PORTAL!!!!

    8 de fevereiro de 2017
    • tem vereador sendo investigado em cpi e niguem fala nada……,,,,,,,,, só observo,,,,,,,,,

      8 de fevereiro de 2017
  • Realmente esse projeto é muito importante e tem que ser aprovado. Assim vai acabar essa história de alguns vereadores sem caráter que falam uma coisa e fazem outra, muitas vezes, em benefício próprio. Tem que mostrar a cara mesmo

    9 de fevereiro de 2017

Comente