HomeEsporteUma jóia em Lagoa Santa! De frentista a corredor profissional, conheça a história de Fagner
Em Lagoa Santa, um jovem começou a praticar a corrida de rua como hobbie, e hoje se tornou um grande corredor, e sempre que possível, carrega a bandeira de Lagoa Santa Brasil a fora.

Uma jóia em Lagoa Santa! De frentista a corredor profissional, conheça a história de Fagner

Quantas desculpas você já deu para não começar a praticar uma atividade física regularmente? Corrida…Bike…Academia… Dieta então, já perdeu as contas! “Na próxima segunda eu começo a dieta!” Quem nunca? 

Brincadeiras a parte, a atividade física é essencial para a vida do ser humano. Além dos benefícios para a saúde, para o coração, sistema respiratório, o corpo também agradece. 

Em Lagoa Santa, um jovem começou a praticar a corrida de rua como hobbie, e hoje se tornou um grande corredor, e sempre que possível, carrega a bandeira de Lagoa Santa Brasil a fora.

Em Lagoa Santa, um jovem começou a praticar a corrida de rua como hobbie, e hoje se tornou um grande corredor, e sempre que possível, carrega a bandeira de Lagoa Santa Brasil a fora. 

Insatisfação! Servidores Públicos de Lagoa Santa ainda não receberam e sinal de alerta é aceso

Você não deve conhecê-lo, pois além dos treinos diários, preparação física, ele divide seu tempo com a profissão de frentista, no Posto Rubão, em frente a Rodoviária. 

Conheça a bonita de história de Fagner de Pádua Pereira, de 32 anos, uma jóia de Lagoa Santa no atletismo.

 1 – Quando surgiu o amor pelas corridas de rua?

 Essa paixão pela corrida começou quando eu ainda era criança e acompanhava pela TV as corrida de São Silvestre, a volta internacional da Pampulha, e várias outras.

 Somente em 2011 tive a oportunidade de começar a correr, através de um grande amigo, Evandro, na cidade de Belo horizonte. Ele me convidou a participar de uma corrida de 10km no bairro Belvedere. Aceitei o desafio, treinamos muito, fiquei entre os primeiros. A partir daquele dia, até hoje, não consegui mais parar.

 2 – Há quanto tempo é corredor profissional?

 Ainda não me tornei corredor profissional por falta de apoio financeiro e material esportivo (tênis e equipamentos para treinamento). Teria mais tempo para treinar e competir mais vezes.

 Treino há 6 anos, com muita disposição, garra e vontade de vencer. Comecei a correr para ficar entre os melhores!

 3 – Quais as principais provas que já participou e em quais cidades?

 São Silvestre em 2011;

 Meia maratona dá cidade do Rio de Janeiro (2012, 2014, 2015), no qual fui campeão dá minha faixa etária em 2015;

 Maratona Rio de Janeiro 2013;

 Volta internacional da Pampulha (2011 a 2016);

 Vice campeão e campeão 2014 e 2015, respectivamente, da Corrida Santos Dumont, promovida pelo CIAAR/Aeronáutica de Lagoa Santa.

Em Lagoa Santa, um jovem começou a praticar a corrida de rua como hobbie, e hoje se tornou um grande corredor, e sempre que possível, carrega a bandeira de Lagoa Santa Brasil a fora.

 4 – Falta apoio para essa modalidade esportiva?

 Aqui em Lagoa Santa eu tenho apoio de um grande amigo,  o personal trainner Everson Batista, o Butija, que me ajuda com  a preparação física.  Conto também com o apoio dá equipe Téo Esportes, de BH, que me envia as planilhas de treinamento e  algumas inscrições.

 Infelizmente, na parte financeira, ainda não tenho apoio ainda. Essa ajuda seria fundamental para que eu conseguir atingir níveis mais altos nas competições, a fim de competir de igual para igual com os kenianos.

Assim como o brasileiro Geovane dos Santos e tantos outros, se tivesse apoio financeiro, ajuda de custos, eu conseguiria ter uma alimentação 100% balanceada, suplementação, tênis profissional e viagens para as corridas.

 Ainda não existe nenhum tipo de apoio por parte das prefeituras, acredito que em breve isso aconteça, pois o atual prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar, já foi atleta e sabe dá importância do atletismo, não somente para o atleta, mas para o município que ele representa.

 5 – Nossa Lagoa Central é um excelente local para a pratica de atividades físicas, em especial, as corridas. Na sua opinião, falta incentivo do poder publico para essa modalidade esportiva?

Sim, a Lagoa central é um excelente local para o treinamento de corrida, faço muitos dos meus treinos lá. Os moradores de Lagoa Santa deveriam aproveitar mais esse excelente local. Só não faço todos os treinos na Lagoa Central por condições financeiras mesmo, moro em bairro mais afastado, assim o custo para me deslocar até lá é muito alto.

Infelizmente, o poder público não enxergou a importância do incentivo a essa modalidade. Tente imaginar como a população iria melhorar sua saúde praticando corrida e caminhada? Primeira fator: pessoas mais felizes.  É comprovado cientificamente que as corridas produzem no corpo a endorfina, conhecido como hormônio do bem estar, que passa pela corrente sanguínea até chegar ao cérebro.

Com pouquíssimo tempo teríamos pessoas mais saudáveis e de bem com a vida. O resultado disso será pessoas dependendo cada vez menos de medicamentos, consequentemente, a prefeitura diminuiria seus gastos com saúde. Também, ter atletas profissionais formados na cidade seria um marketing positivo para Lagoa Santa.

Mais pessoas no esporte, principalmente jovens, menor será o número de infratores no futuro!

 

6 – Atividade física é sinônimo de boa saúde. Quanto mais atividade física orientada a pessoa praticar, mais saúde ela terá?

Sempre digo, um dia de atividade física orientada hoje é um dia sem remédio  amanhã, pois seu corpo irá criar grande resistência imunológica, com isso,  envelhecemos mais saudáveis.

7 – Como é sua rotina de treinos? Diariamente? Alimentação especial? 

Eu sigo planilhas  de treinos, que depende dá distância dá corrida que vou competir (5,10, 21 ou 42km). Gasto em média 2 horas de treinos diários, com dois dias de descanso na semana para regeneração dos tecidos musculares.  Em minha alimentação evito os famosos venenos, (gorduras, açúcar em excesso, álcool, alimentação que contém conservantes, refrigerantes, etc). Consumo muita beterraba, cenoura, couve e laranja, que são suplementos alimentares naturais e bem mais baratos.

8 – Como frentista você trabalha oito horas por dia, finais de semana e feriados. Da para conciliar com a rotina de treinos?

Eu preciso de 2 horas diárias para realizar meus treinos e tenho essas duas horas, mesmo trabalhando de frentista. Mas o que me atrapalha muito é o tempo que preciso de repouso para me recuperar dos dias de treinos mais fortes. Sem esse período de descanso fico em desvantagem em relação aos demais atletas, que muitas  das vezes, vivem somente para o atletismo.

9 – Qual o seu maior sonho como atleta corredor?

Meu maior sonho ter uma pista de atletismo profissional na cidade. Outro sonho é de me profissionalizar no atletismo, assim, eu teria condições de realizar um outro grande sonho, que é treinar crianças e adolescentes para representar Lagoa Santa nas maiores corridas no Brasil e no mundo. Com a cabeça voltada para o esporte, vou conseguir afastá las dá marginalização, mas para isso preciso de apoio de todos. O nosso atual prefeito Rogério Avelar já foi atleta, e tenho fé que ele vai investir no atletismo em seu mandato, tenho fé!

10 – Uma mensagem de incentivo para quem deseja começar a correr e algumas dicas para essas pessoas.

Quer ter uma boa saúde? Quer ser mais feliz e fazer amigos? Se a resposta for sim, deixo meu convite para correr. Talvez, a parte mais difícil para quem quer começar a correr é ter ânimo de sair do sofá. Vencida esta etapa, te garanto, nunca mais você irar parar de correr.

Uma dica que deixo é o seguinte: não exagerar no ritmo e nem na distância, começar devagar e em distâncias curtas, aumentando gradativamente com o passar dos dias.  

Receita infalível para quem quer melhorar sua qualidade de vida é a corrida de rua!  

E se você quer conhecer um pouco mais do Fagner, se acredita em seu potencial e quer ajudá –lo a realizar esse sonho, de se tornar um corredor profissional, faça contato: (31) 9-9244-7563 ou e-mail:fpp656@gmail.com.

Por Felipe Cruz

Fullys
Compartilhar com:
Classifique este artigo

Formado em Jornalismo pelo Uni-BH, especializado em Marketing Político e Mídias Digitais. Ceo do Vetor Norte Notícias e editor-chefe do Portal. "Acredite nos seus sonhos e vá em busca de realizá-lo". Obrigado pela confiança no Vetor Norte Notícias! Faça contato conosco - 3681-6467.

jrfelipecruz@gmail.com

Comentários
  • Continue sempre ajudando com esse bom trabalho, curti o seu post.
    Você tem ideia de fazer outro post sobre esse tema
    só que um pouco mais detalhado? Já está compartilhado e curtido!
    Muito bom!

    28 de maio de 2017

Comente