HomeLagoa SantaSamu em Lagoa Santa! Uma luta sem fim…

Samu em Lagoa Santa! Uma luta sem fim…

A história do SAMU em Lagoa Santa mais parece uma novela mexicana, que nunca tem fim! Quem não se lembra da campanha publicitária do ex-prefeito Dr. Fernando, sobre a vinda do serviço para Lagoa Santa? 

Pois é. Muito discurso e o serviço funcionar que é bom nada! Lagoa Santa padece de melhorias significativas na área da saúde, desde os postos de saúde, até o hospital Lindouro Avelar. Quem já precisou de algum tipo de resgate ou deslocamento de ambulância sabe o sofrimento que é. 

Vereador de Lagoa Santa apresenta Planejamento Estratégico para seu mandato

Se não for através dos voluntários que atendem em Lagoa Santa, como o Tadeu do Resgate, coordenador de equipe do Luiz + Vidas, é necessário muita paciência e fé. Muita das vezes, a distância entre a vida e a morte é separada por segundos, e com vida não se brinca.   

Mas o que depender da “turma do Samu”, o final dessa história poderá ser outro bem diferente do que temos hoje. Miriã; Gerson; Meire Hellen; Alexandre, e uma turma boa ai estão lutando para que o SAMU seja efetivado na cidade. 

Eles já foram na Câmara de Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa, no Ministério Público, petição online… Enfim, uma série de ações que visam o funcionamento do SAMU em Lagoa Santa. 

A história do SAMU em Lagoa Santa mais parece uma novela mexicana, que nunca tem fim! Quem não se lembra da campanha publicitária do ex-prefeito Dr. Fernando, sobre a vinda do serviço para Lagoa Santa?

A última ação dessa turma foi uma reunião na tarde de ontem (20) com membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Lagoa Santa. O objetivo do encontro foi dar ciência aos novos vereadores sobre a situação do SAMU na cidade e “sentir” como seria a receptividade dos vereadores quanto ao problema.  

Os vereadores Dr. Neil e Bureska, membros da comissão de saúde, participaram da reunião. Os dois parlamentares deleitaram total apoio a causa, e vão trabalhar junto ao Executivo para encontrar uma solução para esse impasse.

“O trabalho do SAMU é reconhecidamente de primeira qualidade. Já tive oportunidades de acionar o SAMU como médico, e sei da responsabilidade dos profissionais. Como médico, cidadão e morador da cidade, sonho com o SAMU operando em Lagoa Santa. É um absurdo o que foi feito com os profissionais, com a cidade e com a população. Isso foi uma covardia com a cidade. Vamos nos reunir com o secretario de saúde e tentar encontrar uma solução para isso. Tenham certeza que todos os esforços serão empenhados nessa causa”, destaca o vereador Dr. Neil.  

O que mais indignou a população e os profissionais do SAMU foi o fato do ex-prefeito Dr. Fernando ter sido o presidente do Consórcio Aliança, responsável por administrar o SAMU em toda região. Ao que tudo indica, isso não passou de politicagem.

“Essa luta que estamos nela vai muito além dos nossos empregos, é uma luta pelos lagoassantenses. Uma cidade com quase 80 mil habitantes não ter o serviço do SAMU é absurdo. A forma também como formos tratados, sem o menor respeito com os profissionais, as mentiras envolvendo o dia de inicio das atividades, até pediram para largarmos nossos empregos para ficar por conta do SAMU. Tomara que a nossa gestão tenha sensibilidade sobre a importância do serviço para a cidade e reveja essa decisão. Em 38 anos de vida nunca vivenciei nada parecido”, destaca a enfermeira Meire Ellen. 

O vereador Fabiano Moreira, ex-secretário de saúde a época, falou sobre a situação do SAMU enquanto esteve a frente da pasta. “Cabe salientar que o SAMU de Lagoa Santa não é um serviço isolado (de gestão própria). Ele deve fazer parte da rede de urgência e está ligado ao SAMU metropolitano. Para tanto, a regulação do serviço (quem recebe as ligações da população – chamadas de emergência) não é em Lagoa Santa e sim na Central de Belo Horizonte. As informações da época (já que eu não mais fazia parte do governo), é de que a secretaria de saúde de Belo Horizonte não aceitou fazer a regulação de Lagoa Santa (conforme determina os parâmetros técnicos) por questões de economia com as despesas na capital. Essa regulação é fundamental para vida dos pacientes, pois através dela o SAMU direciona (de acordo com a gravidade de cada caso) para onde o paciente deve ser levado, como o João XXIII, Risoleta Neves, etc. Essa triste realidade do SAMU não está ocorrendo somente em Lagoa Santa, mas também em outras regiões”, destaca o vereador. 

O SAMU em Lagoa Santa continua uma incógnita. Somente o tempo mostrará o que será feito com a base montada no bairro da Várzea e com a ambulância parada. Uma coisa é certa, novos capítulos dessa “novela mexicana” vão acontecer, restando a população a fé e a esperança do bom e velho brasileiro. 

Por Felipe Cruz 

Compartilhar com:
Classifique este artigo

Formado em Jornalismo pelo Uni-BH, especializado em Marketing Político e Mídias Digitais. Ceo do Vetor Norte Notícias e editor-chefe do Portal. "Acredite nos seus sonhos e vá em busca de realizá-lo". Obrigado pela confiança no Vetor Norte Notícias! Faça contato conosco - 3681-6467.

jrfelipecruz@gmail.com

Comentários
  • Foi feito uma base para a lenda proximo ao laboratório municipal. Gente se nao funciona passa para o luiz mais vidas a base e esquece isso o cara ta salvando vidas a rodo na cidade so a prefeitura fazer um convênio de combustível para as ambulâncias lembrando que as carroça da cidade não funciona transporte de doentes chamam quem? Acho que e mais um motivo de não mexer em time que ta ganhando

    23 de fevereiro de 2017

Comente