HomeVetor NortePesquisa revela melhores lugares para viver na 3ª idade. Cidades do Vetor Norte não são bem avaliadas
O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, da Fundação Getúlio Vargas - FGV, divulgou uma pesquisa apontando um ranking das cidades com a melhor qualidade de vida para pessoas acima dos 60 anos de idade.

Pesquisa revela melhores lugares para viver na 3ª idade. Cidades do Vetor Norte não são bem avaliadas

O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, da Fundação Getúlio Vargas – FGV, divulgou uma pesquisa apontando um ranking das cidades com a melhor qualidade de vida para pessoas acima dos 60 anos de idade. 

A pesquisa mostra as cidades grandes, consideradas acima de 100 mil habitantes, e também as cidades consideradas pequenas, entre 50 e 100 mil habitantes.  Os pesquisadores usaram mais de 60 indicadores, desde violência urbana, até o número de pessoas que se casaram já maduras. 

No levantamento entre as cidades com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, a lista é encabeçada por São João da Boa Vista, no interior paulista. Lajeado, ficou em sétimo lugar acolhendo aposentados rural. 

Os resultados identificam o grau de bem-estar oferecido por cada cidade aos adultos maiores de 60 anos. Em respeito a sua grande diversidade, esse grupo não foi tratado apenas como um todo homogêneo. 

Viralizou! “Michael Jackson” de Lagoa Santa da aula de forró em plena orla da lagoa [Assista ao vídeo]

 

Assim se chegou a três resultados para cada cidade, avaliando seu desempenho na atenção as necessidades de: 

  • Pessoas acima de 60 anos em geral
  • Pessoas com idade entre 60 e 75 anos
  • pessoas com idade superior a 75 anos 

“A ideia central é que o munícipe tenha condições de uma forma objetiva cobrar o seu vereador, cobrar o seu prefeito, pra melhorar especificamente alguns indicadores que estão mal na sua cidade”, diz Nilton Molina, presidente do Inst. Longevidade.                                   

A nossa capital, belo Horizonte, ficou na posição 17 entre as cidades acima de 100 mil habitantes. Ela obteve a nota 67.66 segundo a pesquisa. São Paulo, a maior metrópole do país ficou na posição 19 com 66.24 pontos. Rio de Janeiro ficou na posição 24 com 64.35.

 Vetor Norte

 As cidades avaliadas na pesquisa no Vetor Norte da capital não ficaram bem ranqueadas. Apenas Santa Luzia, Pedro Leopoldo e Lagoa Santa entraram na pesquisa.

 Santa Luzia, que possui mais de 150 mil habitantes ficou na posição 120, com 21.53 pontos;

 Lagoa Santa, com aproximadamente 60 mil habitantes, ficou na posição 84 do ranking, com 70,20 pontos;

 Pedro Leopoldo, cidade semelhante a Lagoa Santa em termos populacional, ficou na posição 113, com nota 64.88;

Os critérios de avaliação foram: cuidados de saúde; bem estar; finanças, habitação, cultura e engajamento, além de educação e trabalho.

A íntegra da pesquisa você encontra no link abaixo:

http://idl.institutomongeralaegon.org/cidades

Por Felipe Cruz

Compartilhar com:
Classifique este artigo

Formado em Jornalismo pelo Uni-BH, especializado em Marketing Político e Mídias Digitais. Ceo do Vetor Norte Notícias e editor-chefe do Portal. "Acredite nos seus sonhos e vá em busca de realizá-lo". Obrigado pela confiança no Vetor Norte Notícias! Faça contato conosco - 3681-6467.

jrfelipecruz@gmail.com

Sem Comentários

Comente