HomeLagoa SantaMobilização contra Febre Amarela acontece neste sábado (4) em Lagoa Santa

Mobilização contra Febre Amarela acontece neste sábado (4) em Lagoa Santa

A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa promoverá neste sábado (04) um mutirão de vacinação contra a Febre Amarela. Ao todo serão 10 postos de saúde abertos de 8hs as 16hs para atender toda a demanda de vacinas da cidade. 

Mesmo Lagoa Santa não sendo considerada área de risco da doença, a Secretaria Municipal de Saúde tem tomado todo o cuidado com o caso e se mantido em alerta total. Milhares de pessoas já foram vacinadas na cidade desde o início do ano. 

 

Muito tem se falado sobre a Febre Amarela em Minas e o avanço dela em varias cidades. A Secretaria de Estado de Saúde – SES já confirmou 59 mortes por febre amarela no estado. Outros 79 óbitos estão sendo investigados. 

Este é o pior surto de febre amarela já registrado no estado. Conforme a SES, na maioria dos casos suspeitos, as pessoas tiveram os sintomas entre os dias 08 e de janeiro de 2017.

 Fiquem atento aos locais de vacinação em Lagoa Santa e não perca essa oportunidade.

 POSTOS DE SAÚDE

 Campinho

Lapinha

Moradas da Lapinha

Palmital

Policlínica Centro

Creche Maria dos Anjos ( Santos Dumont)

Aeronautas

Visão

Francisco Pereira

Solarium         

Dúvidas sobre a doença:

 Qual é a diferença entre a febre amarela silvestre (FAS) e febre amarela urbana (FAU)?

 A diferença entre elas é o vetor: na cidade a doença é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue. Na mata, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus. Apesar disso, o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença resultante da infecção. Desde 1942, o Brasil não registra casos de febre amarela urbana. 

O que é a febre amarela silvestre (FAS)?

 É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. A doença é comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus.

  Como a doença é transmitida?

 A febre amarela silvestre é transmitida através da picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações à beira dos rios. Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem.

 Como a doença pode ser evitada?

 A única forma de evitar FAS é através da vacinação. A vacina está disponível durante todo o ano nas unidades de cuidados de saúde de forma gratuita e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para áreas de risco. A vacina pode ser administrada após seis meses de idade e é válida por dez anos.

 Por Felipe Cruz

Compartilhar com:
Classifique este artigo

Formado em Jornalismo pelo Uni-BH, especializado em Marketing Político e Mídias Digitais. Ceo do Vetor Norte Notícias e editor-chefe do Portal. "Acredite nos seus sonhos e vá em busca de realizá-lo". Obrigado pela confiança no Vetor Norte Notícias! Faça contato conosco - 3681-6467.

jrfelipecruz@gmail.com

Sem Comentários

Comente