HomeLagoa SantaJuntos pelo Vetor Norte! Prefeitos e vereadores se unem para defender Aeroporto de Confins

Juntos pelo Vetor Norte! Prefeitos e vereadores se unem para defender Aeroporto de Confins

Aconteceu na manhã de ontem (25), uma Audiência Pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, que debateu o retorno da operação de grandes voos no Aeroporto da Pampulha e suas consequências para o Vetor Norte.

Diante da relevância do tema, essa audiência pública mobilizou Prefeitos e Vereadores das cidades que compõem o Vetor Norte, além de profissionais ligados à aviação civil, participaram dos debates.

Dentre eles os Prefeitos de Confins e Lagoa Santa, Totó (PSDB) e Rogério Avelar; o presidente da BH Airport, concessionária que administra do Aeroporto Internacional de Confins, Paulo Rangel; superintendente do Aeroporto da Pampulha, Mário Jorge Fernandes de Oliveira; Prefeito de Confins, Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, Totó, Rogério Avelar e Marião; o presidente da Câmara Municipal de Lagoa Santa e vice-presidente , Juninho Fagundes e Carlos Alberto dos Santos, além de deputados estaduais e autoridades.

Presidente da Câmara de LS Juninho Fagundes e prefeito da cidade, Rogério Avelar, participaram da audiência na ALMG

A polêmica entorno do tema diz respeito a transferência de, aproximadamente, 150 voos de Confins para o aeroporto da Pampulha. O governo estadual defende essa troca, pois atende os interesses de empresários que buscam maior agilidade nas viagens de negócio.

A prefeitura da capital também manifestou o desejo de retomar operações no aeroporto. A Infraero é outra assídua defensora da volta de grandes voos para a Pampulha, pois pretende aumentar a rentabilidade do aeroporto. Essa medida também dará um gás na arrecadação da estatal, que perdeu muita receita com as concessões aeroportuárias.

O presidente da Câmara Municipal de Lagoa Santa e representante do governo de minas no Vetor Norte, Juninho Fagundes (PHS), falou sobre a importância dessa mobilização das cidades da região. “É realmente uma covardia a mudança desses voos de Confins para a Pampulha. Não podemos deixar isso acontecer, o desenvolvimento, não somente do Vetor Norte, mas de todo estado, está em jogo. Foi um investimento gigantesco para termos a estrutura do Aeroporto de Confins nesse nível, com a criação do terminal 2, obras de infraestrutura no entorno, enfim, o futuro da região não pode ser prejudicado por brigas e desavenças políticas. Nesse momento precisamos de união para o crescimento de nossa região e do estado”, desabafa Juninho Fagundes.

Ele ainda adverte sobre a possibilidade de demissões em massa no aeroporto. “O desemprego é outra vertente que me preocupa. Aproximadamente, poderemos ter quase duas mil demissões da noite para o dia. Enquanto isso estiver em pauta, estarei lutando pela manutenção desses empregos, doa a quem doer”, justifica Fagundes.

Como podem ver, os interesses são econômicos e sociais, e envolvem força política e de categorias. Os taxistas de Belo Horizonte, que não podem operar no Aeroporto de Confins, lutam há anos por mais movimento na Pampulha, estão mobilizados na causa.

 

 

 

 

 

 

 

Caso a transferência realmente aconteça, aproximadamente 1.700 empregos poderão ser perdidos no Aeroporto Internacional de Confins. A união das cidades do Vetor Norte será fundamental para a manutenção de todo o quadro operacional em Confins.

O que está em jogo não são apenas impostos que deixarão de ser arrecadados para Confins ou Lagoa Santa. A complexidade do tema envolve milhões de reais em investimentos, além do emprego de centenas de trabalhadores.

A união faz a força!

Por Felipe Cruz

 

Avança Vetor Norte

A Câmara Municipal de Lagoa Santa, através de seu presidente, vereador Juninho Fagundes, promoverá no próximo dia 4 de maio um evento chamado Avança Vetor Norte. Em parceria com a AV Norte, BH Airport e grupos de comunicação da região, o evento reunirá políticos e empresários que convergem no mesmo pensamento – o desenvolvimento do Vetor Norte.

Ele será realizado no Hotel Ramada Lagoa Santa, na Av. Acadêmico Nilo Figueiredo, 2.049, Joana Darc. Mais informações pelo telefone: 3689-9992.

 

Avança Vetor Norte

Próximo embate

No próximo dia 2 de maio, a Agência Nacional de Aviação Civil -Anac irá discutir sobre o pedido de retomada dos voos de grande porte no Aeroporto da Pampulha. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Anac. 

Confins e Lagoa Santa serão as cidades mais prejudicadas caso ocorra a mudança. Confins recebe, aproximadamente, 90% dos impostos gerados pelo aeroporto e Lagoa Santa, aproximadamente, 10%.

Compartilhar com:
Classifique este artigo

Formado em Jornalismo pelo Uni-BH, especializado em Marketing Político e Mídias Digitais. Ceo do Vetor Norte Notícias e editor-chefe do Portal. "Acredite nos seus sonhos e vá em busca de realizá-lo". Obrigado pela confiança no Vetor Norte Notícias! Faça contato conosco - 3681-6467.

jrfelipecruz@gmail.com

Sem Comentários

Comente