HomeEconomiaAulas iniciam, mas transporte escolar universitário em Lagoa Santa só em março!
As férias acabaram! Hora de colocar a "vida escolar" em ordem e encarar mais um semestre letivo. Para alguns estudantes universitários as dificuldades são muitas, mas o sonho do curso superior e o desejo de vencer profissionalmente são maiores. Mas já que as aulas começaram, cadê o transporte escolar prefeitura?

Aulas iniciam, mas transporte escolar universitário em Lagoa Santa só em março!

As férias acabaram! Hora de colocar a “vida escolar” em ordem e encarar mais um semestre letivo. Para alguns estudantes universitários em Lagoa Santa as dificuldades são muitas, mas o sonho do curso superior e o desejo de vencer profissionalmente são maiores. Mas já que as aulas começaram, cadê o transporte escolar prefeitura? 
 
 
Além do pesado valor da mensalidade, o preço do transporte diário faz toda a diferença no fim do mês, ainda mais em Lagoa Santa, onde faltam horários e o preço é bem salgado.  E como forma de “aliviar” um pouco o bolso dos estudantes, a Prefeitura de Lagoa Santa oferta algumas vagas para estudantes universitários, mas para aqueles que as aulas já começaram, das duas uma: ou pagam do próprio bolso ou perdem aulas até o mês de março. 
 
 
De acordo com a secretaria municipal de educação – Semed, adiar o início do transporte escolar universitário foi necessário. “Por razões internas, de organização e reestruturação, o transporte universitário gratuito terá início no primeiro dia útil de março.  A definição desta data foi pensada, também, de forma a atender aos novos alunos que se candidataram às vagas remanescentes, entre eles, aqueles que dependem do resultado do Sistema de Seleção Unificada – SISU, para definir em qual instituição de ensino irão se matricular”, esclarece a Semed. 
 
 
Mas esse adiamento gerou grande insatisfação no meio acadêmico, como relata a estudante de enfermagem Caroline Siqueira. “Precisamos desse escolar funcionando. Eu não tenho condições de arcar com R$ 25 reais por dia para ir para a faculdade. Serei obrigada a faltar durante esse tempo que os ônibus estarão suspensos, e no final do semestre, posso até ser reprovada por faltas. Chega a ser um descaso com estudantes universitários”, desabafa a estudante. 
 
Caso o estudante realmente falte durante todo mês de fevereiro, ele perderá 18 dias letivos, representando, aproximadamente, 72 aulas. Os gastos com passagem ficaria em torno de R$ 420 reais, um valor muito pesado para o bolso do estudante. 
 
Aproximadamente, 400 estudantes saem diariamente de Lagoa Santa, com destino as cidades Belo Horizonte, Sete Lagoas, Vespasiano e Pedro Leopoldo, em ônibus fornecidos pela Prefeitura. Esse número é muito maior se contarmos os estudantes que utilizam Vans e veículos próprios. A média do valor cobrado por uma van para Belo Horizonte, varia entre 260 e 350 reais mensal. 
 
Se somarmos esse valor do transporte, com mensalidade, lanche, xerox e doutras coisinhas, a conquista do curso superior se tornaria inviável para centenas de estudantes lagoassanteses. Enquanto o cenário na muda, estudantes que dependem do transporte escolar universitário estão organizando caronas solidárias, contando com a ajuda de familiares e amigos. 
 
Pois quando se trata de sonho, não podemos medir esforços para conquistá -lo. O futuro se constrói no presente. 
 
Semed prorroga prazo para transporte escolar 
 
A secretaria municipal de educação prorrogou até o dia 10 de fevereiro o cadastro de alunos da rede municipal de ensino para o transporte escolar gratuito. Entre 10hs e 16hs os pais ou responsáveis podem comparecer à Garagem Municipal (ao lado da Santa Casa) com cópia e original dos seguintes documentos:
Comprovante de matrícula 
Comprovante de residência 
Certidão de nascimento do aluno
Identidade do responsável 
 
Por Felipe Cruz 
Compartilhar com:
Classifique este artigo

Formado em Jornalismo pelo Uni-BH, especializado em Marketing Político e Mídias Digitais. Ceo do Vetor Norte Notícias e editor-chefe do Portal. "Acredite nos seus sonhos e vá em busca de realizá-lo". Obrigado pela confiança no Vetor Norte Notícias! Faça contato conosco - 3681-6467.

jrfelipecruz@gmail.com

Comentários
  • “Pois quando se trata de sonho, não podemos medir esforços para conquistá -lo. O futuro se constrói no presente. ”

    Caraca, vocês simplesmente enfiaram uma frase de efeito brega do nada no meio da matéria, que vergonha, de quem foi essa ideia idiota?

    8 de fevereiro de 2017
    • Acho que idiota é povo de aceitar uma situação dessa é ao invés de fazer valer o seu dinheiro fica criticando a matéria

      8 de fevereiro de 2017
  • Acho que idiota é povo de aceitar uma situação dessa é ao invés de fazer valer o seu dinheiro fica criticando a matéria

    8 de fevereiro de 2017

Comente