HomePolíticaAdote um vereador! Campanha quer fechar o cerco contra os “maus políticos”
Adote um vereador! Campanha quer fechar o cerco contra os “maus políticos”

Adote um vereador! Campanha quer fechar o cerco contra os “maus políticos”

A campanha eleitoral de 2016 acabou há pouco mais de dois meses, e muitos eleitores já nem se lembram mais em qual candidato votou. Você se lembra? Uma campanha promovida pela Controladoria Geral da União – CGU, intitulada “Adote um Vereador”, que viralizou na internet, quer incentivar o cidadão a acompanhar o trabalho realizado pelos vereadores no exercício de seu mandato e ainda, cobrá-lo por todas as promessas feitas.   

Imaginem se todos os vereadores de sua cidade cumprissem a risca todas as promessas de campanha e exigências do cargo: fiscalizar o Executivo; propor projetos de lei; indicar melhorias nos bairros, buscar recursos federais e estaduais, além de serem os porta-vozes da sociedade. 

Adeus Obama! Agora não tem mais jeito, Trump toma posse como 45° presidente dos EUA

Muito se confunde nas responsabilidades de cada um dos poderes, Executivo e Legislativo. Bom seria se os vereadores, que representam o legislativo, tivessem como asfaltar as ruas, contratar médicos, comprar medicamentos para as farmácias populares, implantar guarda municipal, guarda escolar, dentre varias outras intervenções que a sociedade tanto carece.

 Mas o poder de administrar o dinheiro dos nossos impostos está nas mãos é do Executivo, do prefeito e de seus secretários municipais. No orçamento anual apresentado pelo prefeito a Câmara, é estimado tudo aquilo que o município pretende arrecadar durante o ano, entre impostos, convênios e parcerias com os governos estadual e federal. A partir dessa estimativa, o valor global do orçamento é dividido entre as secretarias para que elas “cuidem” da cidade e dos cidadãos.

 Uma frase apropriada para o momento diz o seguinte: “o povo tem os políticos que merece”. Então, se cada vez mais o cidadão for exigente quanto ao compromisso do seu representante para/com a sociedade, as chances da cidade melhorar são enormes. 

O que devemos ter em mente é que a decisão dos vereadores pode mudar nossa vida, nosso futuro, nossa cidade. Por isso, sua participação é fundamental na construção da sociedade e de um governo que abrace todas as classes sociais. É hora dos governantes fazerem mais por aqueles que podem menos! 

Cobre transparência em seus atos, exija competência! Não há mais espaço no mundo contemporâneo para os maus políticos. 

Por Felipe Cruz

Fullys
Compartilhar com:
Classifique este artigo

Formado em Jornalismo pelo Uni-BH, especializado em Marketing Político e Mídias Digitais. Ceo do Vetor Norte Notícias e editor-chefe do Portal. "Acredite nos seus sonhos e vá em busca de realizá-lo". Obrigado pela confiança no Vetor Norte Notícias! Faça contato conosco - 3681-6467.

jrfelipecruz@gmail.com

Comentários
  • Legal essa campanha
    Quero ver o que a vereadora Aline da Farmacia e o vereador Carlinhos vão fazer.

    Voces viram que eles não participaram ontem da reunião? A aline faltou a posse e nunca participa de nada.

    É triste.

    Outra coisa, a camara esta de recesso no primeiro mes de atuação dos vereadores

    26 de janeiro de 2017

Comente