HomeBHLagoa da Pampulha é liberada para esportes náuticos, enquanto isso, em Lagoa Santa…

Lagoa da Pampulha é liberada para esportes náuticos, enquanto isso, em Lagoa Santa…

Um presente para os belorizontinos! Assim foi encarado o anúncio feito hoje (22) pela Prefeitura Municipal da cidade. A Lagoa da Pampulha está liberada para a prática de esportes náuticos. Ela atingiu os padrões necessários para enquadramento na classe 3, que permite a prática de atividades náuticas em que o contato com a água seja pequeno ou acidental e ainda, a possibilidade de ingestão da água seja pequena.

Parceria inédita! Hospital Sírio Libanês inicia curso para servidores de Lagoa Santa

 

As modalidades que se encaixam nesse padrão e exigência estão a pesca amadora e o iatismo. Mas atenção, a liberação efetiva ainda depende de regulamentação da prefeitura. Dados do trabalho de recuperação da água da lagoa foram apresentados nesta quarta-feira (22), dia Mundial da Água. O tratamento da água da Lagoa da Pampulha se iniciaram em março de 2016, que resultou na redução das taxas de coliformes, cianobactérias, demanda biológica de oxigênio, fósforo e cianobactérias, necessárias para a melhoria da qualidade da água.

O gerente de gestão de águas urbanas da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Ricardo Aroeira, explicou: Essa liberação significa que nós temos uma lagoa da Pampulha compatível para a prática de esportes náuticos e a pesca amadora A dessedentação de animais e o abastecimento público com tratamento contribuíram sistemicamente para essa liberação”.

 

Mas atenção, antes da liberação ser efetivada será necessário sua regulamentação pela Prefeitura, por meio de um Plano de Manejo, onde serão estipuladas regras para sua atualização – tamanho de barco, quantidade, local de saída, frequência, etc.

A manutenção na qualidade da água que abastece a Lagoa da Pampulha continuará sendo realiza ainda este ano. 

Em Lagoa Santa

Muitos sonham com o dia em que a Lagoa Central de Lagoa Santa, maior cartão postal da cidade, voltará a ser o que foi até o início dos anos 80.

Pessoas nadando, esportes náuticos, iate clube funcionando, pesca esportiva, competições… Parece utopia, mas o que parecia um sonho para Belo Horizonte está prestes a se tornar realidade. Houve planejamento, comprometimento e gestão!

Lagoa Santa permite, apenas, que a equipe de Canoagem brasileira treine na Lagoa Central. Placas proibindo a pesca e práticas esportivas estão espalhadas pela orla.

Por Felipe Cruz

 

Compartilhar com:
Classifique este artigo

Formado em Jornalismo pelo Uni-BH, especializado em Marketing Político e Mídias Digitais. Ceo do Vetor Norte Notícias e editor-chefe do Portal. "Acredite nos seus sonhos e vá em busca de realizá-lo". Obrigado pela confiança no Vetor Norte Notícias! Faça contato conosco - 3681-6467.

jrfelipecruz@gmail.com

Sem Comentários

Comente