HomeDestaque 2UFMG premia projeto do Colégio Palomar Lagoa Santa
UFMG premia Colégio Palomar Lagoa Santa

UFMG premia projeto do Colégio Palomar Lagoa Santa

Colégio Palomar Lagoa Santa! O Colégio Palomar Lagoa Santa ficou em primeiro lugar na 18ª edição do projeto “UFMG Jovem” – categoria ensino fundamental. A UFMG Jovem consiste na apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos por jovens estudantes da educação básica de todo o Brasil. Eles utilizam recursos diversos, como maquetes, cartazes, pôsteres, pequenos experimentos didáticos, trabalhos investigativos, etc.

Com o projeto Educa 3D, alunos do Colégio Palomar utilizam a tecnologia de impressão 3D como ferramenta auxiliar no aprimoramento do aprendizado em disciplinas do campo científico. Desenvolvido por estudantes do 9º ano e coordenado pela professora lagoassantense Priscilla Alcici, o projeto Educa 3D oferece na prática o que há de mais moderno e dinâmico no aprendizado. Uma impressora 3D quebra o paralelo entre conceito e realidade.

Leia também: Jornalista Arthur Almeida morre em Portugal

MC caçambas lagoa santa

“O objetivo do nosso projeto é estimular os estudantes a iniciação científica. Entre 10 trabalhos inscritos, o EDUCA 3D foi o que se destacou, e foi selecionado para participar da UFMG JOVEM, entre quase 100 trabalhos de todo o Brasil. Após 2 dias de apresentações e avaliações, pois existiu uma banca avaliadora dos trabalhos, fomos premiados com 1º LUGAR! E agora partimos para uma nova etapa do projeto, trazer um aprendizagem mais significativo para os cegos usando a impressão 3D. Esse foi apenas um dos muitos prêmios que virão, tenho certeza disso. Dois jovens que desenvolvem um projeto para trazer significado à educação, num mundo em que grande parte busca conhecimento na internet, é inovador e fabuloso”, destaca Eric Paixão, estudante do 9º ano do Colégio Palomar.

dentista em lagoa santa

A professora Priscilla Alcici foi a orientadora do projeto, e expressou sua satisfação em fazer parte dessa equipe. “Me sinto lisonjeada em ser orientadora desses dedicados estudantes, que querem ir além. Levar esse projeto para estudantes menos favorecidos, os cegos! Eu, junto com a coorientadora Deborah Melo, vamos a Feira Mineira de Iniciação Científica – FEMIC, com o Educa 3D. Se Deus quiser mais prêmios virão! Como é bom saber que a impressão 3D irá ajudar muitos dos nossos jovens, e é mais lindo ainda ver o Henrique e o Eric buscarem concretizar isso”, ressalta Alcici.

UFMG premia Colégio Palomar Lagoa Santa

Colégio Palomar fica em primeiro lugar na 18ª edição do Educa Jovem.

O educador e diretor do Colégio Palomar, Walério Ferraz, parabenizou seu corpo docente e o empenho de todos os envolvidos. “É uma grande satisfação ver nosso corpo docente tão envolvido na construção de novas ferramentas de aprendizado. Parabenizo nossos alunos pela conquista e pelo caráter social que o projeto está ganhando. São iniciativas como essa que nos deixam esperançosos quanto ao futuro da educação no país. São os jovens que farão a diferença no mundo, e aqui no Colégio Palomar eles terão todo o apoio necessário para isso”, destaca Walério.

As escolas ganhadoras receberam kits com material educativo, tablet e, no caso do Colégio Palomar, primeiro colocado, bolsas de iniciação científica. O evento integrou a programação da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A comissão responsável pela avaliação dos trabalhos foi composta de professores, bolsistas de apoio técnico do CNPq e de alunos de pós-graduação.

UFMG premia Colégio Palomar Lagoa Santa

Apresentação do projeto vencedor do Colégio Palomar

Parabéns estudantes, parabéns educadores, parabéns Colégio Palomar.

Equipes premiadas

1º Lugar – Escola Palomar Lagoa Santa. Trabalho: Educa 3D

2º Lugar – Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro. Trabalho: Caracterização fitoquímica dos tubérculos da planta inhame (Dioscoreasp.)

3º Lugar – Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo. Trabalho: Glossinha e a Preservação de Polinizadores – O que eu tenho a ver com isso?

Por Felipe Cruz

Formado em Jornalismo pelo Uni-BH, especializado em Marketing Político e Mídias Digitais. Ceo do Vetor Norte Notícias e editor-chefe do Portal. "Acredite nos seus sonhos e vá em busca de realizá-lo". Obrigado pela confiança no Vetor Norte Notícias! Faça contato conosco - 3681-6467.
Fullys
Compartilhar com:
Classifique este artigo

Comente