HomeLagoa SantaEscola Municipal de Lagoa Santa recebe programa da PMMG

Escola Municipal de Lagoa Santa recebe programa da PMMG

Aconteceu na última semana o 1º encontro do Programa de Educação Ambiental – PROGEA. O programa faz parte de uma parceria entre a Escola Municipal Professora Claudomira, de Lagoa Santa, com a Policia Militar de Meio Ambiente.

O PROGEA desenvolve um trabalho de conscientização ambiental, aplicado no dia a dia das crianças. Ele utiliza uma metodologias de diagnóstico da percepção ambiental nos alunos, onde cada um tem a possibilidade de apresentar a sua visão sobre meio ambiente.

Vovó do tráfico é presa com muita, mas muita droga mesmo, além de uma submetralhadora

 

Essa é a segunda turma na Escola Claudomira que recebe o programa. Na aula inaugural foi solicitado aos alunos que fizessem um desenho sobre o que compreendiam por meio ambiente. O objetivo dos tutores é conseguir um indicador de efetividade do projeto, avaliada através da percepção ambiental em momentos distintos: antes e após a intervenção do PROGEA.

Essa metodologia foi desenvolvida com base na proposta de M. Lipman: “Educação para o pensar”. Os desenhos, inicial (sem estímulo) e final (no fim do curso), foram e serão desenvolvidos pelos alunos como parte de sua construção do conhecimento e apropriação dos conceitos trabalhados durante o curso.

  

O momento é destinado para que os alunos revelem os seus saberes acerca dos problemas ambientais bem próximos da realidade, no seu bairro, na sua escola, etc”, observa um dos coordenadores do programa, o Soldado Thiago Martins.

Essa avaliação através dos desenhos é uma das estratégias adotadas pelo projeto, somada a outras, como: entrevistas com familiares, relato de professores e coordenadores da escola, além da observação de campo nos dias de oficina e observações de campo. Ao todo serão 12 encontros até a formação dessa nova turma.

Aproximadamente, 130 crianças serão beneficiadas diretamente com o programa, além de familiares, amigos e toda comunidade do entorno da escola. 

Por Felipe Cruz, com colaboração do Soldado Thiago Martins e Cabo Guilherme Pedra.

Fullys
Compartilhar com:
Classifique este artigo

Formado em Jornalismo pelo Uni-BH, especializado em Marketing Político e Mídias Digitais. Ceo do Vetor Norte Notícias e editor-chefe do Portal. "Acredite nos seus sonhos e vá em busca de realizá-lo". Obrigado pela confiança no Vetor Norte Notícias! Faça contato conosco - 3681-6467.

jrfelipecruz@gmail.com

Sem Comentários

Comente