HomeDestaque 2Lagoa Santa recebe final do Campeonato Mineiro de Rugby neste sábado (24)

Lagoa Santa recebe final do Campeonato Mineiro de Rugby neste sábado (24)

Pela primeira vez na história da cidade, Lagoa Santa sediará a final do Campeonato Mineiro de Rugby. O local escolhido foi o Campo do Santos Dumont, que recebeu um “tapa” recentemente.

O duelo de titãs será entre as equipes Inconfidência Rugby x Inconfidentes Rugby. A partida está marcada para às 15 horas deste sábado (24).

Leia também: Correios lançam chip de telefonia móvel

Na oportunidade, os organizadores estarão selecionando jovens, a partir de 16 anos, para a formação de uma equipe de Lagoa Santa.

Estão à frente do projeto grandes nomes do esporte:

Bruno Renner – Presidente

Donagh – Treinador de Forward e vice-presidente

Denner – Diretor de Marketing

Jairo – Preparador Físico

Rúben – Treinador

Cléber – Tesoureiro

Diretoria reunida.

O objetivo da diretoria é formar uma equipe na região, que carregue a bandeira de todas as cidades que compõem o Vetor Norte. Em breve sairá do papel o Vetor Norte Rugby, que entrará forte na disputa pelo campeonato mineiro da modalidade.

O movimento de atletas já acontece. Interessados em fazer parte da equipe podem entrar em contato pelo Whatsapp – 31 997940789. Os treinamentos já estão acontecendo no Campo do Santos Dumont todas às quintas-feiras e sábado.

Crianças menores de 14 anos também estão convocados. Os treinamentos para essa faixa etária acontecem  aos sábados de 13hs às 14hs e às quintas-feiras, de 20hs às 21hs.

O que é Rugby?

O Rugby é um esporte coletivo originário da Inglaterra de intenso contato físico e hoje é o segundo esporte de equipes mais conhecido no mundo, sendo superado apenas pelo futebol.

Com grande popularidade, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o rugby union, com 15 jogadores, em seguida está o league (com 13 jogadores) e a sua variação olímpica o seven (com 7 jogadores). Além dessas variações ainda há o rugby de praia, de toque (touch), em cadeira de rodas e subaquático.

O objetivo do jogo

Vence uma partida de rugby a equipe que conquistar o maior numero de pontos. Para isso deve levar a bola para além da linha de gol dos adversários e apoiá-la contra o solo, além de conversões e penais.

A bola

A bola de rugby é de formato oval, de couro ou de material sintético apropriado. Ela pode ser tratada de modo a torná-la resistente à água e facilitar a aderência. Seu comprimento varia de 28,0 cm a 30,0 cm, com uma circunferência total de 74,0 cm a 77,0 cm, e de seção transversão de 58,0 cm à 62,0 cm, sua pressão deve estar entre 65,71 e 68,75 kPa, tendo assim, entre 410 à 460 gramas. Bolas menores podem ser utilizadas para jogadores mais novos.

Campo de Rugby.

O campo

O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em 2 regiões de touch in entre 10 e 22 metros de comprimento. A superfície deve ser de grama, mas também pode ser areia, barro, neve ou grama artificial. O jogo pode ser sobre a neve, desde que a neve e a superfície subjacente sejam seguros para tal. Não é permitido jogar-se em uma superfície dura permanente como concreto ou asfalto. E no caso de grama artificial, elas devem estar em conformidade com o Regulamento 22 da IRB.

Por Felipe Cruz

Compartilhar com:
Classifique este artigo

Formado em Jornalismo pelo Uni-BH, especializado em Marketing Político e Mídias Digitais. Ceo do Vetor Norte Notícias e editor-chefe do Portal. "Acredite nos seus sonhos e vá em busca de realizá-lo". Obrigado pela confiança no Vetor Norte Notícias! Faça contato conosco - 3681-6467.

jrfelipecruz@gmail.com

Comente