HomeDestaque 1Parceria entre PMMG e Vereador leva “Transitolândia” para dentro das escolas

Parceria entre PMMG e Vereador leva “Transitolândia” para dentro das escolas

Alunos da Escola Municipal de Lapinha e da Escola Municipal Nilza Vieira, ambas escolas na comunidade da Lapinha, em Lagoa Santa, viveram uma experiência única na tarde de ontem (29). Eles tiveram uma “aula diferente” do tradicional português e matemática. Uma aula onde a cidadania foi o tema principal.

Através da iniciativa do vereador Waguinho da Lapinha (PRTB), que conseguiu trazer para Lagoa Santa o projeto Transitolândia. Uma iniciativa do 5º Batalhão de Trânsito da PMMG que promove,através de uma palestra bastante interativa e dinâmica, com um jeito divertido de Conscientização no Trânsito, além de noções de cidadania.

Os Sargentos Renato e Gilberto, do 5º Batalhão, deram um verdadeiro “show” para aproximadamente, 120 alunos, entre 5 e 11 anos de idade, e mais de 20 profissionais da educação. Eles mostraram os cuidados necessários para uma convivência harmônica e segura entre veículos e pedestres. Eles também deram exemplos práticos, do dia a dia de qualquer cidadão, como atravessar as ruas, descer do ônibus escolar e até mesmo, nos passeios com a família no fim de semana.

Projeto Transitolândia levou conhecimento e alegria para alunos das escolas da Lapinha. Foto: Felipe Cruz

O Sargento Renato ressaltou a importância desse projeto para a construção de uma sociedade mais consciente no futuro. “Nosso objetivo é que cada criança se torne uma multiplicadora. Queremos que elas dividam essa experiência, esse conhecimento, com seus pais, com seus amigos e seus familiares. Queremos que no futuro a incidência de acidentes no trânsito e nos conflitos entre pedestres e veículos diminua. O formato das nossas palestras favorece esse aprendizado, usamos uma linguagem lúdica, bem dinâmica, com jogo teatral, músicas, a fim de entrarmos no mundo da criança. O projeto existe desde 1984 e já foram alcançadas mais de 1 milhão de pessoas”, destaca o Sargento.

Alunos da E. M. de Lapinha interagiram com os Sargentos durante apresentação. Foto: Felipe Cruz

O vereador Waguinho da Lapinha (PRTB) ressaltou sua satisfação com a vinda desse projeto para Lagoa Santa. “Estamos muito satisfeitos com a vinda do projeto Trânsitolândia, da Polícia Militar, para Lagoa Santa. Ele é uma referência nacional em educação para o trânsito e cidadania, voltado, justamente para as crianças, que são o futuro de nossa cidade. Infelizmente, a relação motorista e pedestre não é muito boa, mas se desde cedo mudarmos a relação entre ambos, no futuro teremos menos acidentes e mais vidas serão preservadas”, destaca o vereador.

Através de exemplos do cotidiano dos alunos o conhecimento é transmitido. Foto: Felipe Cruz

A diretora da Escola Municipal de Lapinha, Amanda Gonçalves, agradeceu a vinda do projeto. “Foi com muita satisfação que recebemos os militares do 5º Batalhão na Escola de Lapinha. Graças a essa parceria com o vereador Waguinho, os alunos e também os educadores receberam informações sobre educação para o trânsito e avançar na construção dessa conscientização, comprometidos com a valorização da vida. Tenho certeza que foi uma tarde bastante proveitosa para todos os participantes”, agradece Amanda.

Ao final, a foto celebrou o grande momento da parceria. Militares, educadores e o vereador Waguinho da Lapinha.

O projeto Trânsitolândia, do 5º Batalhão da PMMG, existe desde 1984 e já atendeu mais de 1 milhão de pessoas. Lagoa Santa receberá mais uma edição do projeto, agora, na região da Vila Maria, a escola e a data ainda serão definidos. Os Militares do 5º Batalhão contaram com o apoio da 181ª Cia da PMMG, de Lagoa Santa.

Clique no link e assista o início da apresentação, onde os alunos cantam em coro uma música da dupla Henrique e Juliano. Alunos cantam em coro antes do início da apresentação

Cidadania e Educação para o Trânsito, esses são os pilares do projeto! Para mais informações ligue para: 31-2123-1276

Por Felipe Cruz

Fullys
Compartilhar com:
Classifique este artigo

Formado em Jornalismo pelo Uni-BH, especializado em Marketing Político e Mídias Digitais. Ceo do Vetor Norte Notícias e editor-chefe do Portal. "Acredite nos seus sonhos e vá em busca de realizá-lo". Obrigado pela confiança no Vetor Norte Notícias! Faça contato conosco - 3681-6467.

jrfelipecruz@gmail.com

Comentários

Comente